Regras do jogo de futebol de botão
Soluções para a tarefa
BOTONISTA
1.1 – Chama-se “botonista” ou “jogador” o praticante do Futebol de Mesa.
1.2 – Cada partida contará com dois botonistas adversários entre si. Como no futebol, vence quem conseguir o maior número de gols na partida.
2 - O MATERIAL
2.1 – Cada botonista tem 10 botões, mais um goleiro.
- Os botões devem ter entre 38 mm e 60 mm de diâmetro e no máximo 8 mm de altura.
- O goleiro tem 80 mm x 35 mm de altura. Deve ser posicionado sempre sobre a base de 8 cm.
2.2 – As traves possuem 125 mm de comprimento e de 50 mm de altura.
- As traves poderão ser fixadas à mesa de jogo por encaixe, parafusadas ou presas com fita colante.
2.3 – A bolinha é esférica e possui 1 cm de diâmetro.
2.4 – A palheta é uma peça utilizada para acionar os botões. Geralmente tem formato de disco.
3 – CAMPO DE JOGO
3.1 – Quando a bola estiver em cima da linha, deve passar mais de metade para o outro lado para ser considerado lateral, gol, escanteio, tiro de meta ou possibilidade de chute ao gol no meio de campo.
3.2 – Toda linha faz parte da área que ela delimita. Assim, uma bola (sua base) sobre a linha da grande área é considerada dentro da área. Um botão atacante sobre a linha da grande área, ao menos encostando a linha, em caso de falta configurará penalidade máxima.
3.3 – Em toda saída com bola ao centro de campo, os botões atacantes terão o seguinte posicionamento obrigatório:
ATAQUE DO TIME A QUEM COUBER A SAÍDA:
- Dois ponteiros colocados em seu campo de jogo, tangenciando a linha lateral e a 4 cm da linha de centro;
- Três botões dentro da metade do círculo central de seu campo de jogo, sem tocar qualquer linha divisória, exceto o botão que fará o 1º toque na bola, que pode tocar a linha central desde que não invada o campo adversário.
ATAQUE DO TIME QUE SE DEFENDE:
- Dois ponteiros colocados em seu campo de jogo, tangenciando a linha lateral e a 4 cm da linha central;
- Dois botões que ficam nas meias, um de cada lado de seu campo de jogo, tangenciando externamente às linhas do círculo central e junto à linha central;
- Um centroavante, tangenciando externamente a linha do círculo central, posicionado exatamente no meio.
3.4 – Os defensores, 5 de cada equipe, poderão ser colocados ao gosto de seus jogadores em seus respectivos campos de jogo, sendo vedada a colocação de tais botões fora do campo de jogo ou tocando as linhas divisórias. Podem estar posicionados inclusive nas grandes áreas, desde que:
- Guardem uma distância mínima de 24 cm da linha central;
- Guardem entre si a distância mínima de 8 cm entre botões;
- Guardem entre si a distância mínima de 8 cm entre botões e goleiro;
- Os goleiros têm que ficar dentro dos limites da grande área.
4 – TEMPO DE JOGO
4.1 – Cada partida tem a duração de 20 (vinte) minutos e é disputada em 2 tempos de 10 minutos, com intervalo
Resposta:
legal né hihihihih
Explicação:
tbm ñ sei