regras do FUTSAL POR FAVOR GENTE O MAIS RAPIDO POSSIVEL
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1 - A quadra de jogo será um retângulo com o comprimento de 42 metros e o mínimo de 25 metros, tendo a largura máxima de 22 metros e a mínima de 15 metros.
2 - As linhas demarcatórias da quadra, na lateral e no fundo, deverão estar afastadas 1 metro de qualquer obstáculo.
3 - Para partidas oficiais a quadra deverá ter um comprimento mínimo de 30 metros e uma largura mínima de 17 metros.
4 - Para partidas oficiais internacionais a quadra deverá ter um comprimento entre 38 e 42 metros e uma largura entre 18 e 22 metros.
5 - Todas as linhas demarcatórias da quadra deverão ser bem visíveis, com 8 centímetros de espessura, que não sejam sulcos cavados.
6 - As linhas demarcatórias de maior comprimento denominam-se linhas laterais e as de menor comprimento linhas de fundo.
7 - Na metade da quadra será traçada uma linha divisória, de uma extremidade a outra das linhas laterais, equidistantes as linhas de fundo.
8 - O centro da quadra será demarcado por um pequeno círculo com 10 centímetros de diâmetro.
9 - Ao redor do pequeno círculo será fixado o círculo central da quadra com um raio de 3 metros.
10 - As linhas que delimitam as partes da quadra de jogo pertencem as respectivas partes.
11 - Nas quadras com largura igual ou superior a 17 metros, em cada extremidade da quadra, a 6 metros de distância de cada poste de meta haverá um semicírculo perpendicular à linha de fundo que se estenderá ao interior da quadra com um raio de 6 metros.
12 - A distância de 6 metros do ponto central da meta, medida por uma linha imaginária em ângulo reto com a linha de fundo e assinalada por um pequeno círculo de 10 centímetros de raio, serão marcados os respectivos sinais de penalidade máxima.
13 - A distância de 12 metros do ponto central da meta, medida por uma linha imaginária em ângulo reto com a linha de fundo, serão marcados os respectivos sinais, de onde serão cobrados os tiros livres sem barreira, nas hipóteses previstas nestas regras.
14 - Sobre a linha lateral e perpendicular à mesma, do lado onde se encontra a mesa do anotador e cronometrista, serão marcadas duas linhas de 80 centímetros cada, ficando 40 centímetros no interior da quadra e 40 centímetros do lado de fora, demarcando 3 metros de cada no meio da quadra.
15 - No meio de cada área e sobre a linha de fundo serão colocadas as metas , formadas por dois postes verticais separados em 3 metros entre eles e ligados por um travessão horizontal cuja medida livre interior estará a 2 metros do solo.
16 - A largura e espessura dos postes e do travessão serão de 8 centímetros e quando roliços terão o diâmetro de 8 centímetros.
17 - Os postes e travessão poderão ser confeccionados em madeira, plástico, ferro ou material similar e pintados, de preferência de branco e fixados ao solo. Os postes e travessão deverão ter a mesma largura e espessura.
18 - Serão colocadas redes por trás das metas e obrigatoriamente presas aos postes, travessão e solo. Deverão estar convenientemente sustentadas e colocadas de modo a não perturbar ou dificultar a ação do goleiro. As redes serão de corda, em material resistente e malhas de pequena abertura para não permitir a passagem da bola.
19 - O seu piso será de madeira, material sintético ou cimento, rigorosamente nivelado, sem declives, nem depressões, prevenindo escorregões e acidentes.
20 - As quadras deverão dispor, obrigatoriamente, em um lugar central e inteiramente inacessível aos assistentes, de mesa e cadeiras para que o representante da entidade, o anotador e o cronometrista possam exercer com segurança e tranquilidade suas funções.
21 - As quadras deverão dispor de dois locais privativos e adequados, situados a margem das linhas laterais ou de fundo, inacessível aos assistentes, onde ficarão sentados os atletas reservas, técnico ou treinador, massagista, médico e preparador físico das equipes disputantes.
22 - As quadras possuíram, obrigatoriamente, em perfeitas condições de uso e visibilidade para o público e para a equipe da arbitragem, placar ou mostrador onde serão afixados ou indicados os tentos da partida e os cronômetros eletrônicos para controle do tempo de jogo.
23 - A partida será disputada entre duas equipes compostas, cada uma, por no máximo de 5 atletas, um dos quais, obrigatoriamente, será o goleiro.
24 - É vedado o início de uma partida sem que as equipes contém com um mínimo de 5 atletas, nem será permitida sua continuação ou prosseguimento se uma das equipes, ou ambas, ficar reduzida a menos de 3atletas.
25 - O número máximo de atletas reservas, para substituições, é de 7.
2 - As linhas demarcatórias da quadra, na lateral e no fundo, deverão estar afastadas 1 metro de qualquer obstáculo.
3 - Para partidas oficiais a quadra deverá ter um comprimento mínimo de 30 metros e uma largura mínima de 17 metros.
4 - Para partidas oficiais internacionais a quadra deverá ter um comprimento entre 38 e 42 metros e uma largura entre 18 e 22 metros.
5 - Todas as linhas demarcatórias da quadra deverão ser bem visíveis, com 8 centímetros de espessura, que não sejam sulcos cavados.
6 - As linhas demarcatórias de maior comprimento denominam-se linhas laterais e as de menor comprimento linhas de fundo.
7 - Na metade da quadra será traçada uma linha divisória, de uma extremidade a outra das linhas laterais, equidistantes as linhas de fundo.
8 - O centro da quadra será demarcado por um pequeno círculo com 10 centímetros de diâmetro.
9 - Ao redor do pequeno círculo será fixado o círculo central da quadra com um raio de 3 metros.
10 - As linhas que delimitam as partes da quadra de jogo pertencem as respectivas partes.
11 - Nas quadras com largura igual ou superior a 17 metros, em cada extremidade da quadra, a 6 metros de distância de cada poste de meta haverá um semicírculo perpendicular à linha de fundo que se estenderá ao interior da quadra com um raio de 6 metros.
12 - A distância de 6 metros do ponto central da meta, medida por uma linha imaginária em ângulo reto com a linha de fundo e assinalada por um pequeno círculo de 10 centímetros de raio, serão marcados os respectivos sinais de penalidade máxima.
13 - A distância de 12 metros do ponto central da meta, medida por uma linha imaginária em ângulo reto com a linha de fundo, serão marcados os respectivos sinais, de onde serão cobrados os tiros livres sem barreira, nas hipóteses previstas nestas regras.
14 - Sobre a linha lateral e perpendicular à mesma, do lado onde se encontra a mesa do anotador e cronometrista, serão marcadas duas linhas de 80 centímetros cada, ficando 40 centímetros no interior da quadra e 40 centímetros do lado de fora, demarcando 3 metros de cada no meio da quadra.
15 - No meio de cada área e sobre a linha de fundo serão colocadas as metas , formadas por dois postes verticais separados em 3 metros entre eles e ligados por um travessão horizontal cuja medida livre interior estará a 2 metros do solo.
16 - A largura e espessura dos postes e do travessão serão de 8 centímetros e quando roliços terão o diâmetro de 8 centímetros.
17 - Os postes e travessão poderão ser confeccionados em madeira, plástico, ferro ou material similar e pintados, de preferência de branco e fixados ao solo. Os postes e travessão deverão ter a mesma largura e espessura.
18 - Serão colocadas redes por trás das metas e obrigatoriamente presas aos postes, travessão e solo. Deverão estar convenientemente sustentadas e colocadas de modo a não perturbar ou dificultar a ação do goleiro. As redes serão de corda, em material resistente e malhas de pequena abertura para não permitir a passagem da bola.
19 - O seu piso será de madeira, material sintético ou cimento, rigorosamente nivelado, sem declives, nem depressões, prevenindo escorregões e acidentes.
20 - As quadras deverão dispor, obrigatoriamente, em um lugar central e inteiramente inacessível aos assistentes, de mesa e cadeiras para que o representante da entidade, o anotador e o cronometrista possam exercer com segurança e tranquilidade suas funções.
21 - As quadras deverão dispor de dois locais privativos e adequados, situados a margem das linhas laterais ou de fundo, inacessível aos assistentes, onde ficarão sentados os atletas reservas, técnico ou treinador, massagista, médico e preparador físico das equipes disputantes.
22 - As quadras possuíram, obrigatoriamente, em perfeitas condições de uso e visibilidade para o público e para a equipe da arbitragem, placar ou mostrador onde serão afixados ou indicados os tentos da partida e os cronômetros eletrônicos para controle do tempo de jogo.
23 - A partida será disputada entre duas equipes compostas, cada uma, por no máximo de 5 atletas, um dos quais, obrigatoriamente, será o goleiro.
24 - É vedado o início de uma partida sem que as equipes contém com um mínimo de 5 atletas, nem será permitida sua continuação ou prosseguimento se uma das equipes, ou ambas, ficar reduzida a menos de 3atletas.
25 - O número máximo de atletas reservas, para substituições, é de 7.
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Regras básicas do Futsal
*NÚMERO DE JOGADORES* – Cada equipe possui 5 jogadores, sendo um deles o Goleiro.
Normalmente um equipe é formada por um Goleiro, um Fixo, dois Alas e um Pivô.
*DURAÇÃO DE UMA PARTIDA* – Nas categorias adulta/profissional, sub 20 e sub 17 uma
partida é disputada em dois tempos de 20 minutos cronometrados, já na sub 15 é disputada em
dois tempos de 15 minutos.
* AS SUBSTITUIÇÕES*: O número de substituições no Futsal são ilimitadas.
*O TIRO DE SAÍDA, TIRO LATERAL e TIRO de CANTO(ESCANTEIO)*: são cobrados
obrigatoriamente com os pés e o jogador terá 4 segundos para realizar a cobrança. Já o
*ARREMESSO DE META *é cobrado com as mãos, somente pelo Goleiro dentro da área de gol
que também deverá fazê-lo em 4 segundos.
*REGRA DOS 4 SEGUNDOS* – Não é permitido ao Goleiro ficar com o controle ou domínio
da bola por mais de 4 segundos em sua meia quadra de defesa em nenhum ocasião;
*RECUO PARA O GOLEIRO* – É permitido apenas um recuo de bola para o Goleiro e ele
não poderá pegá-la com as mãos. Após um recuo a bola somente poderá ser recuada novamente
após tocar em um adversário. Estando o Goleiro em sua meia quadra de ataque ele poderá
receber a bola quantas fezes for necessário sem limite de tempo;
*FALTAS* – Cada equipe poderá cometer um limite de 5 faltas por tempo de jogo, a partir da
5° falta a equipe será punida com um tiro livre direto sem barreira que poderá ser cobrado no
local da falta ou na marca de 10 metros.
*CARTÕES*: Assim como no Futebol, o cartão amarelo uma advertência e o vermelho expulsão. O
Jogador que tomar dois cartões amarelos receberá obrigatoriamente o cartão vermelho. A equipe que tiver
um jogador expulso deverá ficar 2 minutos com menos um jogador ou até sofrer um gol, após um isso um
outro jogador deve completar a equipe, o jogador expulso não poderá mais retornar a partida.
1 – Devem ser formadas duas equipes de cinco jogadores, sendo que um deles fica no
gol.
2 – Para que haja o futsal, a quadra deve ser retangular com piso rígido a fim de evitar
acidentes com os jogadores, e as medidas podem variar de acordo com a categoria decada jogo, sendo algumas quadras menores e outras maiores.
3 – O cartão amarelo é utilizado para advertências, assim como no futebol de campo, e o
vermelho para expulsão. No caso do vermelho, o jogador deve ficar fora por dois minutos
ou pode ser substituído por outra pessoa se tomar um gol, diferente do futebol de campo.
4 – Na categoria adulto masculino, a bola deve ter de 62 a 64 cm de circunferência e um
peso equivalente a 400 até 440 gramas. O tempo de jogo nesta categoria é de 40
minutos, divididos em dois tempos de 20 minutos.
5 – Não existe número máximo de substituições, assim como no outro futebol, e elas
podem ser feitas a qualquer momento, de acordo com a necessidade do treinador.
6 – As posições dos jogadores também se diferenciam dos demais, sendo um goleiro, um
fixo (fica na defesa), um ala (lateral), pivô (que ataca e arma as jogadas). Os nomes são
diferentes, mas as funções acabam se igualando. espero ter ajudado
*NÚMERO DE JOGADORES* – Cada equipe possui 5 jogadores, sendo um deles o Goleiro.
Normalmente um equipe é formada por um Goleiro, um Fixo, dois Alas e um Pivô.
*DURAÇÃO DE UMA PARTIDA* – Nas categorias adulta/profissional, sub 20 e sub 17 uma
partida é disputada em dois tempos de 20 minutos cronometrados, já na sub 15 é disputada em
dois tempos de 15 minutos.
* AS SUBSTITUIÇÕES*: O número de substituições no Futsal são ilimitadas.
*O TIRO DE SAÍDA, TIRO LATERAL e TIRO de CANTO(ESCANTEIO)*: são cobrados
obrigatoriamente com os pés e o jogador terá 4 segundos para realizar a cobrança. Já o
*ARREMESSO DE META *é cobrado com as mãos, somente pelo Goleiro dentro da área de gol
que também deverá fazê-lo em 4 segundos.
*REGRA DOS 4 SEGUNDOS* – Não é permitido ao Goleiro ficar com o controle ou domínio
da bola por mais de 4 segundos em sua meia quadra de defesa em nenhum ocasião;
*RECUO PARA O GOLEIRO* – É permitido apenas um recuo de bola para o Goleiro e ele
não poderá pegá-la com as mãos. Após um recuo a bola somente poderá ser recuada novamente
após tocar em um adversário. Estando o Goleiro em sua meia quadra de ataque ele poderá
receber a bola quantas fezes for necessário sem limite de tempo;
*FALTAS* – Cada equipe poderá cometer um limite de 5 faltas por tempo de jogo, a partir da
5° falta a equipe será punida com um tiro livre direto sem barreira que poderá ser cobrado no
local da falta ou na marca de 10 metros.
*CARTÕES*: Assim como no Futebol, o cartão amarelo uma advertência e o vermelho expulsão. O
Jogador que tomar dois cartões amarelos receberá obrigatoriamente o cartão vermelho. A equipe que tiver
um jogador expulso deverá ficar 2 minutos com menos um jogador ou até sofrer um gol, após um isso um
outro jogador deve completar a equipe, o jogador expulso não poderá mais retornar a partida.
1 – Devem ser formadas duas equipes de cinco jogadores, sendo que um deles fica no
gol.
2 – Para que haja o futsal, a quadra deve ser retangular com piso rígido a fim de evitar
acidentes com os jogadores, e as medidas podem variar de acordo com a categoria decada jogo, sendo algumas quadras menores e outras maiores.
3 – O cartão amarelo é utilizado para advertências, assim como no futebol de campo, e o
vermelho para expulsão. No caso do vermelho, o jogador deve ficar fora por dois minutos
ou pode ser substituído por outra pessoa se tomar um gol, diferente do futebol de campo.
4 – Na categoria adulto masculino, a bola deve ter de 62 a 64 cm de circunferência e um
peso equivalente a 400 até 440 gramas. O tempo de jogo nesta categoria é de 40
minutos, divididos em dois tempos de 20 minutos.
5 – Não existe número máximo de substituições, assim como no outro futebol, e elas
podem ser feitas a qualquer momento, de acordo com a necessidade do treinador.
6 – As posições dos jogadores também se diferenciam dos demais, sendo um goleiro, um
fixo (fica na defesa), um ala (lateral), pivô (que ataca e arma as jogadas). Os nomes são
diferentes, mas as funções acabam se igualando. espero ter ajudado
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