Registre cinco características dos países menos desenvolvidos e o nome de dez países que fazem parte desse grupo?
Por favor me ajude para hoje
Soluções para a tarefa
Resposta:
olá
Explicação:
São considerados países subdesenvolvidos, segundo a ONU:
Níger – IDH: 0,354
República Democrática do Congo – IDH: 0,457
Moçambique – IDH: 0,437
Burkina Faso – IDH: 0,423
Mali – IDH: 0,427
Eritreia – IDH: 0,417
Burundi – IDH: 0,417
Serra Leoa – IDH: 0,419
Guiné-Bissau – IDH: 0,455
Afeganistão – IDH: 0,498
*IDH: Dados de 2017
Critérios de classificação de um país subdesenvolvido
A ONU considera três critérios para classificar um país como subdesenvolvido. Ao superar esses critérios, o país deixa de ser classificado dessa forma. São eles:
Vulnerabilidade econômica
País que apresenta instabilidade nas produções agrícolas, nas exportações e possui uma população que se desloca devido a desastres naturais que assolam o país.
Fragilidade social
País que apresenta indicadores sociais baixos que levam em consideração saúde, educação e nutrição.
Baixa renda
País que apresenta PIB (Produto Interno Bruto) per capita abaixo de 750 dólares. Estando acima de 900 dólares, o país sai da lista dos subdesenvolvidos.
Características dos países subdesenvolvidos
As características dos países subdesenvolvidos referem-se principalmente aos aspectos econômicos e sociais.
→ Aspectos econômicos
Os países subdesenvolvidos são caracterizados por apresentarem baixo desenvolvimento econômico e baixo nível de industrialização. Isso significa que esses países são economicamente dependentes em relação aos países desenvolvidos. Essa dependência deve-se ao fato de que essas nações foram exploradas e colonizadas, apresentando, até hoje, marcas dessa exploração.
Em relação ao Produto Interno Bruto — que representa o valor monetário dos bens e serviços produzidos pelo país ao longo de um ano —, é baixo. O PIB per capita (Produto Interno Bruto dividido pelo número de habitantes) não excede 750 dólares. Nesses países, a economia baseia-se principalmente nos setores primário e terciário.
Outra característica, relacionada à economia e aos investimentos, é o baixo desenvolvimento científico. A falta de aplicação de capital provoca deficiência no campo tecnológico, impedindo que o país se desenvolva.
→ Aspectos sociais
O principal indicador do desenvolvimento social de um país chama-se IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que compara o desenvolvimento dos países segundo critérios como indicadores de educação, longevidade e renda.
O IDH possui referência que varia de 0 a 1. Quanto mais próximo o índice está de 1, melhores são as condições de vida, educação e renda no país. Quanto mais próximo ele está de 0, pior é qualidade de vida no país.
Sendo assim, os países subdesenvolvidos apresentam baixo IDH, portanto, estão mais próximos de 0, enquadrando-se no critério da ONU de fragilidade social. A expectativa de vida nesses países é reduzida. Já a taxa de crescimento populacional é elevada, assim como as taxas de natalidade e mortalidade.
Normalmente, esses países encontram dificuldades em atender a população, carente de políticas públicas voltadas à saúde, educação e cultura.