Registravam as prédicas de Antônio Conselheiro; e, lendo-as, põe-se de manifesto quanto elas eram afinal inócuas, refletindo o
turvamento intelectual de um infeliz. Porque o que nelas vibra, em todas as linhas, é a mesma religiosidade difusa e incongruente, bem
pouca significação política permitindo emprestar-se às tendências messiânicas expostas. O rebelado arremetia com a ordem constituída
porque se lhe afigurava iminente o reino de delícias prometido. Prenunciava-o a República - pecado mortal de um povo - heresia suprema
indicadora do triunfo efêmero do Anticristo.
CUNHA, E Os sertões, campanha de Canudos. Rio de Janeiro: Francisco Alves São Paulo: Publifolha, 2000 (adaptado).
Ao analisarmos o texto, identificamos um movimento caracterizado
a) pelo cristianismo e manifesto em defesa da República.
b) pela rebeldia e promessa de proclamação da Comuna.
O c) pela religiosidade e combate à instauração da República.
d) pelo messianismo e aprovação da derrubada da Monarquía.
O e) pela intelectualidade e defesa da aprovação da Constituição.
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c) pela religiosidade e combate à instauração da República.
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Resposta:
C) pela religiosidade e combate à instauração da República.
Explicação:
O item exige do(a) estudante uma análise do movimento em destaque. O povoado conhecido como Canudos se originou no sertão da Bahia em 1893. Seu líder era chamado de Antônio Conselheiro, um beato que andava pelo sertão pregando uma vida ascética, até se estabelecer em Canudos e atrair milhares de sertanejos para a região. A partir de um documento histórico, demanda-se o entendimento de que suas pregações eram feitas contra a República e a favor da Monarquia, sob forte religiosidade. Assim, o povoado representava uma grande ameaça ao poder regional e ao projeto político do novo regime.
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