regioes afrodescendentes
Soluções para a tarefa
Os iorubás engloba toda a visão de mundo e as religiões, tanto na África (principalmente na Nigéria e na República do Benin) quanto no Novo Mundo, onde influenciou ou deu nascimento várias religiões, tais como a Santería em Cuba e o Candomblé no Brasil em acréscimo ao transplante das religiões trazidas da terra natal. A mitologia Iorubá é definida por Itans de Ifá.
Na mitologia iorubá o DEUS supremo é Olorun, chamado também de Olodumare. Não aceita oferendas, pois tudo o que existe e pode ser ofertado já lhe pertence, na qualidade de criador de tudo o que existe, em todos os nove espaços do Orun.
Olorum criou o mundo, todas as águas e terras e todos os filhos das águas e do seio das terras. Criou plantas e animais de todas as cores e tamanhos. Até que ordenou que Oxalá criasse o homem.
Oxalá criou o homem a partir do ferro e depois da madeira, mas ambos eram rígidos demais. Criou o homem de pedra – era muito frio. Tentou a água, mas o ser não tomava forma definida. Tentou o fogo, mas a criatura se consumiu no próprio fogo. Fez um ser de ar que depois de pronto retornou ao que era, apenas ar. Tentou, ainda, o azeite e o vinho sem êxito.
Triste pelas suas tentativas infecundas, Oxalá sentou-se à beira do rio, de onde Nanã emergiu indagando-o sobre a sua preocupação. Oxalá fala sobre o seu insucesso. Nanã mergulha e retorna da profundeza do rio e lhe entrega lama. Mergulha novamente e lhe traz mais lama. Oxalá, então, cria o homem e percebe que ele é flexível, capaz de mover os olhos, os braços, as pernas e, então, sopra-lhe a vida.
Na mitologia iorubá, Olodumare também chamado de Olorun é o Deus supremo do povo Yoruba, que criou as divindades, chamadas de orixás no Brasil e irunmole na Nigéria, para representar todos os seus domínios aqui na terra, mas não são considerados deuses, são considerados ancestrais divinizados após à morte.
Orixás
Exu, orixá guardião dos templos, casas, cidades e das pessoas, mensageiro divino dos oráculos.Ogum, orixá do ferro, guerra, e tecnologia.Oxóssi, orixá da caça e da fartura.Logunedé, orixá jovem da caça e da pescaXangô, orixá do fogo e trovão, protetor da justiça.Ayrà, usa cores brancas, tem profundas ligações com Oxalá.Xapanã (Obaluaiyê/Omolu), Orixá das doenças epidérmicas e pragas.Oxumarê, orixá da chuva e do arco-íris.Ossaim, orixá das ervas medicinais e seus segredos curativos.Oyá ou Iansã, orixá feminino dos ventos, relâmpagos, tempestade, e do Rio NigerOxum, orixá feminino dos rios, do ouro e amor.Iemanjá ou Yemanjá, orixá feminino dos lagos, mares e fertilidade, mãe de todos os Orixás de origem yorubana.Nanã, orixá feminino das águas das chuvas, dos pântanos e da morte, mãe de Obaluaiyê, Iroko, Oxumarê e Ewá, orixás de origem daomeana.Yewá, orixá feminino do rio Yewa, senhora da vidência, a virgem caçadora.Obá, orixá feminino do rio Oba, uma das esposas de Xangô juntamente com Oxum e Iansã.Axabó, orixá feminino da família de XangôIbeji, orixás gêmeosIroko, orixá da árvore sagrada (conhecida como gameleira branca no Brasil).Egungun, ancestral cultuado após a morte em Casas separadas dos Orixás.Iyami-Ajé, é a sacralização da figura materna.Onilé, orixá relacionado ao culto da terra.OrixaNlá (Oxalá) ou Obatalá, o mais respeitado Orixá, Pai de todos os Orixás e dos seres humanos.Ifá ou Orunmila-Ifa, orixá da Adivinhação e do destino.Odudua, orixá também tido como criador do mundo, pai de Oranian e dos yoruba.Oranian, orixá filho mais novo de Odudua.Baiani, orixá também chamado Dadá Ajaká.Olokun, orixá divindade do mar.Olossá, orixá dos lagos e lagoasOxalufon, orixá velho e sábio.Oxaguian, orixá jovem e guerreiro.Orixá Oko, orixá da agricultura.FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_ior