ENEM, perguntado por mgoogui1, 7 meses atrás

Regime cambial é a taxa de câmbio adotada pelo país. Os dois principais regimes cambiais são o câmbio fixo e o câmbio flutuante. No câmbio fixo, o Banco Central fixa a taxa de câmbio. No câmbio flutuante, a taxa é determinada pelo mercado, através da oferta e da demanda de moeda. Com relação às vantagens e desvantagens do câmbio fixo e flutuante, analise as sentenças a seguir:

I- O câmbio fixo tem como desvantagem a dificuldade de controle da inflação oriunda de desvalorizações cambiais.
II- Uma vantagem importante do câmbio flutuante é auxiliar no controle da inflação.
III- Uma vantagem do câmbio fixo é proporcionar uma maior proteção contra ataques especulativos.
IV- Uma vantagem importante do câmbio fixo é que ele facilita a tomada de decisão pelos agentes econômicos.

Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por slslo
2

Resposta:

b) Somente a sentença IV está correta.

Explicação:

No regime de câmbio fixo, as vantagens estão em facilitar a tomada de decisão dos agentes econômicos; permitir um maior controle da inflação; é possível usar este mecanismo para equilibrar o balanço de pagamentos. Entre as desvantagens, podemos citar a possibilidade de não escolher a “taxa correta”; gerar movimentos especulativos; perda do poder da política monetária.

no regime de câmbio flutuante, As vantagens deste regime relacionam-se com a utilização do critério do mercado na determinação do preço da moeda estrangeira. Há ainda, maior espaço para a utilização da política monetária e mais proteção quanto a ataques especulativos. As desvantagens relacionam-se à volatilidade da taxa, sujeita às alterações do mercado financeiro nacional e internacional, bem como a problemas ligados ao controle de processos inflacionários, ligados a grandes desvalorizações repentinas.

Perguntas interessantes