Português, perguntado por uellenas, 9 meses atrás

regencia verbal e nominal sao topicos dificieis da gramatica normativa. a complexidade da lingua permite regencias distintas para o mesmo verbo ou substantivo. a unica maneira de se ter certeza de que não se incorre em erro é a consulta constante a fontes confiaveis, ou seja, autores de reconhecida reputação na area. alguns verbos são transitivos diretos e não admitem qualquer preposição, ao passo que outros, ao contrario, requerem a presença obrigatoria da preposição e , mais que isto, de determinada preposição. nestas circunstancias é necessario verificar caso a caso, uma vez que as gramaticas mais antigas admitem a regencia com a preposição "em", enquanto que as mais modernas e os manuais de estilo recomendam o seu uso sem preposição. neste sentido assinale a alternativa que contem o verbo que admite os dois casos.
( ) discordar
( ) complicar
( ) anotar
( ) participar
( ) implicar

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
138

A alternativa que contem o verbo que admite os dois casos é:

(X) implicar

Explicação:

O verbo implicar permite regências distintas de acordo com seu significado, ou seja, esse pode ser transitivo direto (rege complemento não preposicionado) ou transitivo indireto (rege complemento introduzido por preposição).

Por exemplo, quando implicar tem sentido de acarretar, ter como consequência, é transitivo direto. Assim, seu complemento não pode ser introduzido por preposição.

Exemplo: "Esta viagem implica mais despesas."

Agora, quando implicar tem sentido de demonstrar antipatia ou prevenção contra; hostilizar, é transitivo direto. Assim, seu complemento deve ser introduzido por preposição.

Exemplo: "Você sempre implica com seu irmão."

Leia mais sobre regência verbal em:

https://brainly.com.br/tarefa/22203609

Anexos:

thainamends: Correto, obrigada!
lcngonalves: tenkyu
Respondido por rudimilamarcelaa
110

Resposta:

implicar

Explicação:

Perguntas interessantes