Reforma protestante resumo
Soluções para a tarefa
A Renascença teve como objetivo restaurar a prática da igreja mais próxima do Antigo e do Novo Testamento da Bíblia. Essas mudanças de pensamento levaram à Reforma – um desafio para a igreja cristã estabelecida na Europa Ocidental. A Reforma também é conhecida como o movimento da Reforma Protestante
Reforma Protestante
O Renascimento levou a um renovado interesse pelas obras de escritores dos dias da Grécia antiga e do Império Romano. Suas obras inspiraram uma nova filosofia conhecida como humanismo – as crenças de que os humanos estavam no controle de seus próprios destinos. O humanismo surgiu durante uma época em que havia um crescente descontentamento na igreja cristã ocidental sobre a forma como a igreja era administrada.
Em 1517, Martinho Lutero, um monge protestou publicamente pregando 95 teses contra a venda de indulgências (perdão pelos pecados) na porta de uma igreja em Wittenberg, Alemanha. Ele estava protestando contra o que via como a corrupção teológica da igreja e clamava por uma reforma. É aqui que se diz que a Reforma realmente começou.
A Reforma levou à formação da igreja protestante à medida que as ideias de Martinho Lutero foram adotadas e espalhadas por rebeldes em outros países, como Ulrich Zwingli na Suíça e João Calvino na França.
A nova tecnologia de impressão ajudou ainda mais a difundir as ideias da Reforma. A Bíblia, que antes estava disponível apenas em latim, a língua dos estudiosos, foi traduzida para os idiomas locais para que todos pudessem ler. Alguns governantes usaram o descontentamento que se seguiu para promover sua própria agenda.
Por exemplo, Henrique VIII da Inglaterra queria que seu casamento com Catarina de Aragão fosse dissolvido. Ele pediu o divórcio ao Papa. Mas Catarina era filha do rei Fernando de Aragão e Isabel I de Castela, os governantes da Espanha
Não querendo antagonizar o poderoso trono espanhol de forma alguma, o papa se recusou a dissolver o casamento entre Catarina e Henrique VIII. Henrique VIII decidiu romper com a igreja em Roma como meio de conceder a si mesmo o divórcio e formou a Igreja da Inglaterra centrada nas crenças protestantes, embora ele não a apoiasse.
Outros governantes de reinos europeus, como Suécia e Holanda, também abraçaram os ideais protestantes para minimizar a influência da Igreja Católica em seus respectivos países.
Saiba mais sobre reforma protestante:https://brainly.com.br/tarefa/5994923#:~:text=A%20reforma%20protestante%20foi%20um,vida%20pol%C3%ADtica%20e%20no%20Estado.
#SPJ4