História, perguntado por adrisofi8911, 11 meses atrás

reforma e contra reforma religiosa resumo

Soluções para a tarefa

Respondido por lian58915
60

Resposta:

A Reforma foi um movimento europeu de criação de novas igrejas e credos religiosos, em oposição aos dogmas católicos.

Já a Contrarreforma foi a resposta da Igreja Católica contra estes movimentos, que ameaçavam diminuir seu número de fiéis, sua influência política e, principalmente, sua riqueza.

Os primeiros pontos que precisamos destacar são os motivos para que tantos religiosos europeus quisessem reformar a Igreja, porque é isso que explica o que foi a Reforma Protestante.

Por volta do século XV (anos 1400), com o desenvolvimento das grandes navegações e o renascimento comercial, começou a se estabelecer uma nova classe social, que enriquecia nestas novas atividades.

Esta classe, chamada de burguesia, incluía banqueiros e grandes comerciantes. Ao enriquecer, se colocavam contra a Igreja Católica por alguns motivos principais:

Pecado da usura: para o catolicismo, o enriquecimento era pecado, mas a própria Igreja possuía terras e, principalmente, enriquecia cobrando indulgências (doações como forma de se redimir dos pecados).

O crescimento do pensamento científico: conforme o conhecimento científico se desenvolvia, as sociedades europeias passavam a discutir os fundamentos da própria fé, procurando novas formas de se relacionar com a ideia de Deus.

A influência política da Igreja Católica: o catolicismo dominou a Europa durante toda a Idade Média, tendo muita influência sobre a organização política e social das nações. As reformas religiosas pretendiam alterar este quadro.

Por outro lado, cada um dos Estados principais teve particularidades em seu movimento de reforma.

Respondido por brendaisis
6

A Reforma Protestante foi iniciada por Martinho Lutero, o qual defendia que a conquista do reino divino seria efetivada por intermédio da realização de atos bondosos, da valorização da e da conexão com Deus. Assim, Lutero passou a realizar diversas críticas às indulgências e aos demais abusos realizados pela Igreja Católica.

A Contrareforma

Diante do levante de diversos religiosos contra as ações da Igreja Católica, essa instituição realizou medidas de catequização das regiões que não eram cristianizadas e aboliu o ideal de condenação anteriormente propagado.

Saiba mais sobre a Reforma protestante em: https://brainly.com.br/tarefa/5994923

Anexos:
Perguntas interessantes