Reflitam sobre esta afirmação:A independência brasileira não piorou nem melhorou as condições de vida dos negros e indígenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a reflexão está plenamente correta
Explicação:
pois a vida dos indígenas e negros continua a mesma, mesmo não sendo mais escravos de mão de obra são escravos do preconceito e racismo assim sendo assim não conseguem trabalho e tem uma vida pobre
espero ter ajudado
A independência brasileira não interferiu nas condições de vida dos negros e indígenas, visto que, em um primeiro momento, designou tão somente a separação oficial entre Brasil e Portugal.
Desse modo, não existia uma efetiva mudança cultural no que dizia respeito ao trato correto e humanizado dos grupos historicamente explorados.
A vida dos negros e indígenas no contexto da independência brasileira
Ainda na República Velha, houve uma tentativa frustrada de instauração de políticas públicas indigenistas representadas pelo SPI, o Sistema de Proteção aos Índios, que além de não ter considerado o modo de vida dos povos originários, contava com a gestão de pessoas que trabalhavam apenas em prol dos próprios interesses.
Os negros, por outro lado, só seriam oficialmente reconhecidos e valorizados a partir dos anos 2000, quando enfim foram determinadas leis voltadas para a cultura afro-brasileira visando não mais apenas punir o racismo, como também evitar seu desenvolvimento.
Mais sobre a vida dos negros e indígenas no Brasil: brainly.com.br/tarefa/23359749
#SPJ2