Reflita sobre o título do conto "Felicidade Clandestina". sendo que o significado de clandestino é "feito às escondidas", como se pode explicar a opção do uso dessas palavras?
Soluções para a tarefa
Para compreender o significado do título “Felicidade Clandestina” é preciso, primeiramente, refletir sobre a história que este conto apresenta e sua relação com a felicidade da protagonista.
História de “Felicidade Clandestina”
O conto “Felicidade Clandestina”, da escritora Clarice Lispector, conta a história de uma menina (a narradora) que queria muito ter um livro, mas ele pertencia a uma outra menina, retratada como má.
A menina má sempre oferecia o livro, porém, acabava inventando alguma desculpa esfarrapada para não o emprestar. Por dias, a narradora ia até a casa da menina má para pegar o livro e nada.
A mãe da menina má, sabendo da situação, emprestou o livro para a narradora, dizendo que ela não precisava devolver de pronto.
Com o livro em mãos, a narradora passou a desfrutar de tamanha felicidade que ela começou a inventar dificuldades para ter ele em mãos. Como se recriasse a dificuldade inicial que teve para obtê-lo emprestado da menina má, apenas para poder sentir a felicidade de tê-lo novamente.
“Chegando em casa, não comecei a ler. Fingia que não o tinha, só para depois ter o susto de o ter.”
Porque a Felicidade é Clandestina
Ao final desse conto autobiográfico, a escritora apresenta a felicidade como algo furtivo, clandestino, que deve ser escondido para depois ser encontrado e desfrutado.
Como se a felicidade fosse algo que ela conseguisse alcançar por meio de coisas simples, como encontrar o livro várias e várias vezes.
Conheça mais sobre Clarice Lispector aqui: https://brainly.com.br/tarefa/13152646
#SPJ3