Reflita sobre o texto a seguir:
Na primeira concepção, linguagem como expressão do pensamento, a língua é vista como uma instituição individual, monológica, sendo apenas a exteriorização do pensamento, traduzido por meio das palavras. Considera-se a língua a partir dos pressupostos da lógica, que ainda na antiguidade, guiavam os preceitos das primeiras gramáticas gregas.
(GONÇALVES, Letícia Aparecida de Araújo; BARONAS, Joyce Elaine de Almeida. Concepções de linguagem: gramática de língua portuguesa e ensino de língua materna. Entretextos.Londrina, v.13, nº 02, 2013.)
Uma prática de ensino que se relaciona com a concepção de linguagem como expressão de pensamento é:
Alternativas:
a)
o trabalho com textos diversos.
b)
a inserção da variação linguística em sala de aula.
c)
o ensino da gramática tradicional.
d)
a leitura como objeto de ensino.
e)
a abordagem dos gêneros discursivos.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra D.
Uma prática de ensino que se relaciona com a concepção de linguagem como expressão de pensamento é a leitura como objeto de ensino.
Por meio da leitura o aluno pode se capacitar e adquirir o conhecimento necessário para desenvolvimento de seu próprio pensamento.
Uma pessoa que adquire conhecimento por meio da leitura é uma pessoa que não será manipulada e estrá apta a desenvolver seu pensamento crítico.
Bons estudos!
1)
Uma nova abordagem, com ênfase nas interações sociais, surgiu em meados dos anos de 1990, trazendo um olhar diferenciado sobre as práticas de ensino da língua para o cenário educacional. Esta abordagem serviu de base teórica para um amplo movimento de revisão de propostas curriculares de secretarias de educação. Que abordagem é esta?
Resposta: b)
Abordagem sociointeracionista.
Explicação: RESPOSTA CORRETA
A abordagem sociointeracionista, embasada numa teoria enunciativa e discursiva de linguagem, coloca-se no curso atualizado das discussões. Ela utiliza os gêneros textuais como instrumentos de ensino e considera que a língua e a linguagem são modificadas com base nas diferentes formas de interação dos indivíduos.