Reflita sobre o projeto político de Platão. Você considera importante que um governante tenha conhecimentos tão profundos como um filósofo? Em sua opinião, que qualidades deve ter um governante para que possa cumprir sua função da melhor maneira e promover o bem comum? O texto deve ter no mínimo 10 linhas
Soluções para a tarefa
Resposta:
A crença de que o governante deveria ser um filósofo ou alguém capacitado remonta a teoria de Platão, em A República, onde ele afirma que os intelectuais são os mais capacitados para desenvolverem o governo.
Outros autores mais contemporâneos também trazem a noção de que os governantes devem ser intelectualmente capacitados para governar, como John Stuart Mill e John Rawls.
Apesar de não julgar necessário que um governante seja necessariamente um filósofo, é preciso que exista algum tipo de formação e informação das prerrogativas do cargo e o atendimento de preceitos éticos e morais.
Para Platão somente os mais sábios deveriam governar. Ele chamava sua teoria política de Sofocracia, o governo dos homens mais sábios.
Platão e a Sofocracia
Para Platão somente os homens mais sábios, dedicados e comprometidos com a sabedoria, é que deveriam governar. Platão via no governo o exercício de poder que levava à ambição desmedida e muitas vezes à corrupção.
Concordamos com Platão em certa medida: é preciso sair das opiniões rasas do senso comum, que formam caráteres questionáveis e para isso, o conhecimento é muito importante.
Conhecer a história é não repetir os mesmos erros. Governantes necessitam do entendimento do bem coletivo, quando podermos partilhar com segurança, dos bens públicos, através de políticas que privilegiem a educação, o trabalho e a saúde de todos, como verdadeiro fator de promoção do bem comum.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre Platão em: brainly.com.br/tarefa/3974275
#SPJ2