Reflita sobre o material disponível acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – anos iniciais do Ensino Fundamental – e analise a seguinte situação:
Imagine que um professor do quarto ano deva trabalhar com o Campo Artístico-Literário. Para tanto, ele pesquisa no texto da BNCC e encontra a seguinte definição:
CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO – Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura, fruição e produção de textos literários e artísticos, representativos da diversidade cultural e linguística, que favoreçam experiências estéticas. Alguns gêneros deste campo: lendas, mitos, fábulas, contos, crônicas, canção, poemas, poemas visuais, cordéis, quadrinhos, tirinhas, charge/ cartum, dentre outros. (BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental, Secretaria de Educação a Distância
Respeitando o Campo sugerido (Campo Artístico-Literário), imagine que você é o professor dessa turma de quarto ano e propõe uma atividade com história em quadrinhos.
Descreva a atividade (é necessário que seja com história em quadrinhos) de modo a deixar clara a habilidade a ser desenvolvida pelos alunos.
Soluções para a tarefa
Em primeiro lugar, dentre as 10 competências da Base Nacional Comum Curricular, temos:
- O conhecimento;
- O Pensamento científico, crítico e criativo;
- O repertório cultural;
- A comunicação;
- A cultura digital;
- O Trabalho e Projeto de Vida;
- A argumentação;
- A Autoconhecimento e auto cuidado;
- A empatia e a cooperação;
Quanto ao projeto:
A proposta deve relacionar as artes visuais pode ser feita da seguinte forma:
Atividade: Leitura de um quadrinho: "O Homem Aranha";
Objetivo: Introduzir os alunos quanto a vida e rotina dos personagens do quadrinho, e, memorizar seus nomes assim como falas para apresentação junto aos colegas de turma, além de colorir os personagens com as cores corretas na aba em branco.
Avaliação: Essa atividade não aplicará nota, apenas servirá para interação entre os alunos quanto as linguagens da educação infantil.
Resposta:
Padrão de resposta esperado
O mais tradicional é que se leve para a sala de aula alguns exemplos impressos para ler com os alunos e depois solicitar que eles produzam as suas próprias tirinhas e quadrinhos, podendo, também, ir além dessa prática.
É possível solicitar que os alunos pesquisem esses materiais em meios digitais e depois apresentem o que encontraram. Posteriormente, parte-se para uma leitura individual ou coletiva e, em seguida, com os alunos, o professor constrói sentido para as histórias, contextualizando-as, por exemplo.
Pode-se também relacionar imagens e palavras com os alunos, interpretar os recursos gráficos e as suas funções, questionar a utilização de balões, o impacto da seleção das letras/fonte na apresentação do conteúdo, se há onomatopeias, etc. Ainda se pode contextualizar as produções, pois muitas estão relacionadas com acontecimentos do mundo.