Biologia, perguntado por joaotutors1000, 11 meses atrás

reflita sobre o ditado popular: “Filho de peixe, peixinho é”.
O que significa a frase para você?

Pense e responda com base em seu conhecimento sobre o assunto:

a) Qual a relação observável entre pais/mães e filho(a)s? Todo(a)s o(a)s filho(a)s são
iguais aos pais?

b) O fato do “filho” de peixe ser um peixinho estaria relacionado à genética ou à hereditariedade? Explique.

c) Qual é o seu conceito de hereditariedade?
Diálogo sobre o assunto com sua família e faça os registros em seu caderno.

Faça uma investigação sobre alguns aspectos da História
da Genética, conforme indicações apresentadas a seguir:

1. Realize uma pesquisa sobre os chamados “Pioneiros da Genética” e indique quem pode ser considerado o Pai da Genética. Aborde também as concepções de Hipócrates e Aristóteles, além de Gregor Mendel e suas Leis sobre Hereditariedade.

2. Indique quais concepções sobre variedade das espécies estavam presentes na época de Mendel (1822-1884), que fizeram com que seus experimentos permanecessem ignorados por 35 anos.

3. Charles Darwin (1809- 1882) foi contemporâneo a Mendel e ficou conhecido pela sua Teoria da Seleção Natural, no entanto, ele também elaborou uma teoria para tentar explicar a herança de características. Que teoria é essa? Quais suas falhas ao considerar os conhecimentos de Mendel?


erickinhomenor: mano eu já fiz uma par de pergunta e ninguém responde tbm, agora eu fui pesquisar essa daí e tbm n tem a resposta, a rapaziada só pensa em ganhar pontos ao invés de ajudar os outros
erickinhomenor: ou então eles respondem dps de uma par de dias
GSDLM17: Pronto.
erickinhomenor: vlw mn
naahfernandes190: resposta da 3= A mais importante contribuição individual da genética extraída dos trabalhos de Mendel, substituil o conceito antigo de herança através de partículas: os genes. A teoria sindética considerava conforme Darwin já havia feito, a população como unidades evolutivas
naahfernandes190: espero ter ajudado

Soluções para a tarefa

Respondido por GSDLM17
102

Resposta:a)  Qual a relação observável entre pais/mães e filho(a)s? Todo(a)s o(a)s filho(a)s são

iguais aos pais?

Resp: A relação altera em cada família, mas, o que mais se observa na relação entre pais e filhos é afeto, proteção e perdão. Creio que sim, é comum termos características físicas ou até na personalidade vindos dos nossos pais.

b) O fato do “filho” de peixe ser um peixinho estaria relacionado à genética ou à hereditariedade? Explique.

Resp: Genética, devido a troca de gametas.

c) Qual é o seu conceito de hereditariedade?

Resp: Hereditariedade, pois é ela que assegura que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução, onde os genes e as características dos pais são transmitidas aos seus filhos.

1. Realize uma pesquisa sobre os chamados “Pioneiros da Genética” e indique quem pode ser considerado o Pai da Genética. Aborde também as concepções de Hipócrates e Aristóteles, além de Gregor Mendel e suas Leis sobre Hereditariedade.

Resp: O biólogo e monge austríaco Gregor Mendel é considerado o Pai da Genética pois foi um dos pioneiros a realizar estudos sobre a hereditariedade, décadas após o trabalho de Mendel surgiram novas teorias, pelos cientistas: Hugo de Vries, Carl Correns e Erich Von Tschermak

Hipócrates: propôs a ideia de pangênese, a qual afirmava que o organismo partículas de todas as partes do organismo e que estas eram transmitidas no momento da reprodução.

Aristóteles: acreditava que existia algum material no sêmen produzido pelos pais que garantiam a transmissão de características.

Gregor Mendel: propôs duas leis; A primeira lei: diz que característica é condicionada por dois fatores que se separam na formação dos gametas.

A segunda lei: baseia-se ma transmissão combinada de dua ou mais características.

2. Indique quais concepções sobre variedade das espécies estavam presentes na época de Mendel (1822-1884), que fizeram com que seus experimentos permanecessem ignorados por 35 anos.

Resp: Mendel descobriu um princípio genético fundamental: a existência de características é devida a um par de unidades elementares de hereditariedade, hoje conhecidas como genes. No entanto, o seu trabalho foi ignorado a maior parte da sua vida por contradizer a opinião darwiniana da época.

3. Charles Darwin (1809- 1882) foi contemporâneo a Mendel e ficou conhecido pela sua Teoria da Seleção Natural, no entanto, ele também elaborou uma teoria para tentar explicar a herança de características. Que teoria é essa? Quais suas falhas ao considerar os conhecimentos de Mendel?

Resp: Charles Robert Darwin foi um importante naturalista, nascido no dia 12 de fevereiro de 1809, na Inglaterra, mais precisamente na cidade de Shrewsbury. Esse importante pesquisador, desde muito jovem, já demonstrava seu amor pela ciência, dedicando-se às suas coleções e a realizar experimentos, com seu irmão, em um laboratório de química.

Darwin ficou conhecido por sua obra A origem das espécies, que contribuiu para o entendimento da evolução e, atualmente, é considerada um dos livros acadêmicos de maior influência na história.

Darwin embarcou no Beagle em 27 de dezembro de 1831, e, durante cinco anos, coletou e observou diversas formas de vida ao redor do mundo, compreendendo melhor as mudanças ocorridas nas espécies. O naturalista também coletou fósseis e fez observações geológicas que o permitiram observar a suposta evolução que as espécies teriam sofrido no decorrer do tempo.

Darwin casou-se, em 1839, com Emma Wedgwood, sua prima de primeiro grau, com a qual teve 10 filhos. Dos 10 filhos, três morreram ainda na infância, sendo a morte mais marcante para Darwin a de sua filha Annie, de 10 anos.

Charles Darwin morreu em 19 abril de 1882, provavelmente em decorrência de um ataque cardíaco. Apesar de suas ideias terem sido radicalmente criticadas pela Igreja, ele foi enterrado na abadia de Westminster, próximo a Isaac Newton.


rs6644883: você é íncrivel! saiba que me ajudou muito, obrigado.
henriquepaulorp7t1ls: eu queria saber a 3. você respondeu, mas está errada, leia a pergunta e reveja sua resposta
Respondido por pedro24111997
11

  O ditado "filho de peixe, peixinho é" exprime o significa que o filho herda diversas características dos pias, no sentido de que ele desde muito novo já possui diversos comportamento semelhantes aos pais.

   Muitas vezes vemos os filhos desde muito cedo seguindo os passos profissionais dos pais, nesse contexto esse ditado possui seu maior uso, por exemplo, existe uma grande especulação em torno do filho de Messi, pois como o pai é um ótimo jogador espera-se que o filho seja um grande jogador.

Aprenda mais sobre hereditariedade: https://brainly.com.br/tarefa/13895983

  A) Os filhos herdam fenótipos e genótipos dos pais, se parecendo em algumas coisas e outras não. Os filhos não são iguais aos pais, pois eles podem escolher seus caminhos diferentes dos pais.

  B) A ambos os conceitos, pois o tanto a genética como a hereditariedade fazem os pais serem semelhantes aos filhos.

  C) Hereditariedade pode ser definido o agrupamento de processos genéticos e biológicos que fornece aos seres vivos a capacidade de receber e transmitir informações genéticas através da reprodução, criando assim descendentes que preservem seus genes.

Aprenda mais sobre fenótipo e genótipo: https://brainly.com.br/tarefa/120719

  1- Aquele que é considerado o pai da genética é Gregor Mendel, um botânico que desenvolveu diversos experimentos com ervilhas para embasar suas teorias da determinação genética e de como os genes recessivos e dominantes se expressam.

   As leis da hereditariedade são também conhecidas como leis de Mendel. A primeira lei de Mendel é a lei da segregação dos fatores, esta afirma que cada caráter é determinado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas. A segunda lei de Mendel é a lei da segregação independente, esta afirma que as diferenças de uma característica são herdadas independentemente das diferenças das outras características.

Aprenda mais sobre os experimentos de Mendel: https://brainly.com.br/tarefa/28443487

 2- O trabalho de Gregor Mendel foi ignorado e negligenciado em sua época devido ao fato de contradizer algumas ideias de Chales Darwin que estava em ascensão na época com sua teoria naturalista da evolução das espécies por meio da sobrevivência dos indivíduos mais adaptados.

  Mendel acreditava que ervilhas diferentes cruzadas originavam híbridos, ou seja, novas ervilhas com material genético e características de ambos os antecessores, tal fato foi contrariado por Darwin que disse ter cruzado ervilhas diferentes e seus descendentes sempre preservavam as características de apenas uma das ervilhas mães.

Aprenda mais sobre Charles Darwin: https://brainly.com.br/tarefa/7577409

  3-A teoria da hereditariedade desenvolvida por Charles Darwin foi a teoria da Pangênese, esta é baseada nos pensamento de Hipócrates e outros filósofos antigos. A teoria da Pangênese as alterações evolutivas eram resultado de modificações nas gêmulas presentes em todas as células corporais.

   Era como se o indivíduo conseguisse adaptar-se a condições de vidas extremas, essas alterações seriam enviadas para suas gônadas e transmitidas no ato sexual. Posteriormente a teoria da Pangênese foi totalmente reprovada, hoje sabe-se que a evolução das espécies ocorre através de mutações que promovem maior viabilidade a adaptabilidade.

Aprenda mais sobre Pangênese: https://brainly.com.br/tarefa/28171040

Anexos:
Perguntas interessantes