Reflita sobre as questões a seguir:
1. Analisando o caso apresentado e especialmente o trecho “quando as pautas, as dinâmicas e
a sistemática da vida são definidas por aquilo que está na internet, no smartphone ou nas
redes sociais, podemos dizer que nos tornamos apêndices da tecnologia...é nesse sentido que
a gente desumaniza”, o que você entende? Quais pontos devem ser considerados quando
temos o desafio de inovar, criando uma microempresa que se preocupe com o aspecto da
humanização no ambiente de trabalho?
2. Na sua opinião é possível conciliar a lucratividade / rentabilidade com a humanização? De
quais maneiras?
3. Agora reflita como a conciliação entre lucratividade / rentabilidade e humanização pode
acontecer na microempresa que você e Carlos, seu sócio, estão criando.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1.Analisando o caso apresentado e especialmente o trecho “quando as pautas, as dinâmicas e a sistemática da vida são definidos por aquilo que está na internet, no smartphone ou nas redes sociais, podemos dizer que nos tornamos apêndices da tecnologia...é nesse sentido que a gente desumaniza”, o que você entende? Quais pontos devem ser considerados quando temos o desafio de inovar, criando uma microempresa que se preocupe com o aspecto da humanização no ambiente de trabalho?
Em grande parte essa desumanização tem ocorrido devido dissolução das relações sociais em virtude da atual dependência das pessoas com os aparelhos eletrônicos e a prioridade que tem se dado ao que as mídias sociais reproduzem como regra, valor e opinião.
No momento em que estamos em processo de criação de uma microempresa e visamos a inevitável inovação nos negócios, uma excelente opção é buscarmos mão de obra, isto é, recursos humanos especializados que nos possibilitem oferecer atendimento diferenciado, experiências únicas ao público-alvo, além de um espaço focado em uma cultura organizacional positiva que permita o desenvolvimento de boas relações.
2. Na sua opinião é possível conciliar a lucratividade / rentabilidade com a humanização? De quais maneiras?
Sim. Embora o cenário atual não favoreça essa conciliação, ela é possível quando o empreendedor entende a importância do indivíduo mesmo em meio a tantas tecnologias disponíveis no mercado. Um funcionário especializado no ramo de atividades de uma empresa e comprometido com o seu trabalho é capaz de gerar alta lucratividade devido ao diferencial proposto de relacionar com alguém e não com uma máquina, que tem sido comum atualmente. Por parte da empresa se houver a valorização adequada ao funcionário e o oferecimento de condições favoráveis para o desenvolvimento do seu trabalho a relação será bem-sucedida na maioria das vezes.
3. Agora reflita como a conciliação entre lucratividade / rentabilidade e humanização podem acontecer na microempresa que você e Carlos, seu sócio, estão criando.
Para que haja conciliação entre esses três fatores é necessário entender que, para o funcionário desempenhar bem o seu trabalho e este trabalho satisfazer o público-alvo ao ponto de gerar lucros para a empresa, este indivíduo precisa estar satisfeito, seguro e sentir-se valorizado. Quando a empresa oferece boas condições de trabalho, salário justo e compatível com as tarefas realizadas, ambiente propício ao desenvolvimento e possibilidades de evolução profissional, o funcionário se sente motivado a dar o melhor de si e assim os clientes são afetados, a propaganda “boca a boca” se alinha ao que é divulgado de forma midiática e os lucros são diretamente afetados. Vistas e compreendidas essas questões torna-se agora necessário aplicá-las na gestão empresarial com Carlos
Explicação:
Espero ter ajudado.