reflita sobre a condição social dos vilões na idade média e procure levantar hipótese para explicar por que o termo vilão adquiriu o significado atual
Soluções para a tarefa
Os vilões na sociedade feudal eram os moradores das vilas, os quais não tinham uma obrigação, como os camponeses, de trabalharem de forma mais pesada. Isso fazia com que não fossem bem vistos pelo restante da população, o que fez com o termo chegasse nos dias de hoje como um termo pejorativo.
Como funcionava a sociedade feudal?
O feudalismo era o sistema da sociedade durante a idade média, e tinha como principal núcleo o feudo. Essa sociedade era marcada por estamentos e havia pouca ascensão social. É importante lembrar que a sociedade feudal possuía diversos graus de servidão e esses graus. Dessa forma, diferente grupos podem ser percebidos na história dessa época:
- Clero (dividido em alto e baixo clero, faziam parte da Igreja, e era a única classe letrada da época);
- Nobres (os senhores feudais que possuíam terras e autoridade nelas, eram divididos entre suseranos e vassalos);
- Vilões (homens livres que não eram obrigados a trabalhar na terra e podiam exercer outras atividades, melhor remuneradas que os camponeses);
- Ministeriais (também homens livres, responsáveis por funções mais administrativas ou os postos de cavaleiros); e
- Camponeses (classe que trabalhava nas terras dos nobres, pagando impostos pelas suas produções).
Nesse sentido, é possível perceber que o feudalismo foi marcado por grande quantidade de trabalho rural por pessoas obrigadas a trabalhar e por conta disso, homens livres que podiam ascender de classe eram vistos como traidores desta população.
Para entender mais sobre feudalismo: https://brainly.com.br/tarefa/3773038
#SPJ2