História, perguntado por marisemendesap, 10 meses atrás

Reflita e desenvolva um comentário, justificando a afirmação: “o poder e as formas de controle sobre os indivíduos não vêm de uma única fonte, ou seja, de uma única instituição (escola, igreja, prisão, sanatório etc.), mas estão presentes em nosso cotidiano.” (Adaptado CIZOTO, S.A.; DIÉGUEZ, C.R.M.A.; PINTO, R.de O. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A. 2016. P.15)

Soluções para a tarefa

Respondido por phazevedo2011
23

Resposta:

Explicação:

O controle em massa atual vem de um longo processo histórico e sociológico de formação de países e comunidades.Onde foram abandonados os castigos e penas desumanas e passou a se defender direitos humanos e sociais. Então chegamos à conclusão tomada por boa parte da comunidade internacional: a democracia como melhor forma de garantir o bem-estar. Todavia implicitamente, isso pode ser entendido de forma mais abrangente agora, a ideia era controlar a população no "bom sentido", ou seja delinear como deveria ser moldada a conduta de uma pessoa para que seja respeitada a lei, sendo a lei o estado e o estado o poder. Dessa forma inicia-se com a família os primeiros contornos de regras para se viver em sociedade para não desrespeitar o poder estabelecido; em seguida vem a escola, faculdade que formam intelectualmente as pessoas para a vida, trabalho e etc. e claro, sempre sob o controle da lei. Esses são os principais meios de controle e  são aqueles que conduzem todo o restante. Ainda há as prisões como forma de reformar e punir indivíduos por irem contra a vontade do estado(lei)  e sanatórios para pessoas com problemas mentais.

Entretanto, assim como consta na afirmação a cima as formas de controle não se limitam a instituições físicas ou emocionais. Elas são também as formas de lazer como tv(programas da tv foram censurados durante a ditadura militar brasileira), clubes, teatro, cinema( o cinema foi muito usado pelos nazistas para divulgarem sua ideologia). Assim como o lazer cotidiano, tudo caminha para colocar cada um no eixo certo para que não fuja do controle estatal. É interessante por exemplo o consumo de álcool, pode levar aquele que se excede a ir de encontro à lei. Para isso existem fiscalizações e leis mais severas para quem bebe exageradamente ao mesmo tempo que subtende-se que a indústria da bebida jamais permitiria que o álcool seja banido, assim como a indústria do cigarro. Além do que a própria educação se tornou um negócio lucrativo com grandes empresas pressionando sobre o EAD. As grandes igrejas que se recusam a prestar contas ou a pagar impostos.

No fim o Estado que tem o poder e o controle, o faz em determinadas vezes por influência do poderoso mercado, esse sim tem o poder de controlar uma sociedade e até um país inteiro.

Perguntas interessantes