História, perguntado por face14, 10 meses atrás

Reflita com seus colegas : na opinião de vocês, podemos afirmar que a independência do Brasil , em vez de ocasionar transformações sociais e econômicas , conservou a sociedade tal como era antes , de maneira que não houve grandes mudanças ?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
161

O processo de independência do Brasil promoveu uma nova realidade política para o país, que se tornou uma nação independente, mas não promoveu profundas mudanças sociais, de modo que podemos afirmar sim que a sociedade se conservou, de maneira geral, como era antes da independência: as terras continuaram na mão de poucos (e, essencialmente, os mesmos poucos), a escravidão continuou uma realidade o Brasil seguiu dependente de potências estrangeiras na economia.

Isto se deu pelo processo de independência ter sido, sobretudo, um projeto político e aristocrático, e não um projeto econômico e popular, de modo que só mudaram aquilo que se propuseram à mudar.

Respondido por schwartzss
0

A independência brasileira mudou o cenário político na questão do método de governo e do líder, porém, no âmbito social, não promoveu grandes mudanças.

A escravidão permaneceu legal até o fim do Império, as camadas mais pobres não sentiram melhoras e quem possuía terras continuou da mesma maneira.

Consequências da Independência brasileira

  • Classes sociais continuaram iguais
  • Pouca mudança social

O cenário político sofreu alterações com a independência, pois o país transformou-se em Império.

O cenário social sofreu poucas transformações, pois o processo de independência não visava o povo, apenas os mais poderosos.

Entenda mais sobre a Independência do Brasil em: https://brainly.com.br/tarefa/6127001.

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes