Refletindo sobre a universidade, na transição entre a Idade Medieval e a Idade Moderna, muito fatos significativos ocorreram para consolidar tal importante instituição do saber. Escolha a opção que responde contextualiza corretamente este momento:
Os humanistas queriam que a universidade continuasse a ser o desdobramento da escolástica
Até a chegada do século XX as universidades foram sendo transformadas em espaços aristocráticos europeus.
A Universidade Renascentista nunca foi um espaço para um ensino ortodoxo, voltado as elites, dando sua contribuição para a ordem social e política instituída no Renascimento.
A Idade Média é o palco dos poderes do Clero nos espaços universitários, já que a Nobreza não tinha poderes nas universidades.
As Universidades, no século XIV, já eram lugares dedicados a conseguir um título para ser poderoso, assim como se o mundo dos práticos e dos sábios fossem distintos
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
As primeiras universidades, sobretudo na transição entre a Idade Medieval e Idade Moderna, representeou um local de acesso restrito às elites, visto que o conhecimento seria traduzido em ordem social (Alternativa C).
As universidades renascentistas representaram um novo cenário para o cenário europeu. Todavia, eram mantidas somente às elites que tinham recursos para pagar os estudos.
Ao mesmo tempo, o conhecimento era restrito e direcionado aos interesses das classes dominantes, mantendo a ordem social e política vigentes.
Respondido por
2
Resposta: A Universidade Renascentista nunca foi um espaço para um ensino ortodoxo, voltado as elites, dando sua contribuição para a ordem social e política instituída no Renascimento.
Explicação: Letra C
Perguntas interessantes
Português,
4 meses atrás
Saúde,
4 meses atrás
Inglês,
4 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Música,
10 meses atrás