refletindo sobre a prática de enfermagem exercida historicamente a partir do cristianismo. o cristianismo exerceu enorme influência na ação de cuidar, pois valorizava o cuidado com os pobres e doentes, fez com que pessoas da nobreza, como reis e rainhas se despojassem de seus bens para se dedicar à caridade ou transformassem seus palácios em abrigos para os menos favorecidos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
erretti Especialista
O cristianismo tem um papel central na expansão dos cuidados humanos no campo da saúde e da sociedade.
a. Enclausuradas nos hospitais religiosos, permaneceu empírica e desarticulada durante muito tempo.
Falso. A prática da enfermagem não estava limitada a hospitais religiosos.
b. Teve início com Jesuítas, com assistência aos doentes nos colégios e conventos. Juntando-se a eles nas Missões Jesuítas, levando o cuidado de saúde para índios e excluídos.
Falso. A enfermagem não nasce com o cristianismo, apesar de ter se desenvolvido com a religião.
c. A enfermagem era exercida por religiosas e abnegadas mulheres que dedicavam suas vidas à assistência aos doentes. Para isso se preparavam moral e intelectualmente.
Correto. Por muitos séculos as enfermeiras eram, em geral, mulheres abnegadas e religiosas que entregavam sua vida ao cuidado do próximo.
d. Enfermeiras graduadas e pós-graduadas que realizavam assistência de qualidade e utilizavam o processo de enfermagem e pensamento crítico.
Falso. Embora hoje isso seja visível, no período aqui entendido, não se pode afirmar tal coisa.
e. Era realizada por pajés e feiticeiros com seus deuses protetores e o culto à magia e superstição. Nestes, o papel da enfermagem era de assistência nos cultos
Falso. Estamos falando da influência do cristianismo na enfermagem.
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/25184036#readmore
Resposta:
c
Explicação: