Refletindo sobre a passagem da filosofia medieval para a filosofia moderna, considere os elementos a seguir, marcando "V" para as afirmações que são verdadeiras e "F" para as de conteúdo falso:
( ) No decorrer do século XIV, as ideias da Idade Média começaram a declinar. Em comparação com o que se verificou no Período Medieval (marcado pelas ideias relacionadas a Deus e à doutrina cristã), os pensadores do Renascimento se interessavam mais pelo homem.
( ) É importante sabermos que do Renascimento ao Iluminismo houve um sobressalto do método científico, culminando no empirismo e no racionalismo, duas formas de se pensar o conhecimento humano.
( ) Francis Bacon e John Locke destacam-se por concepções pautadas no empirismo, enquanto René Descartes traz à tona um racionalismo cartesiano, cujo ápice se deu com a criação de seu método, pautado na lógica matemática e aplicado às Ciências Humanas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
32
Resposta:
V V V
Explicação:
1- No Renascimento passou a ser comum o Humanismo e Antropocentrismo
2- Com René Descartes, seus 4 passos e a utilização da Dúvida Metódica
3- Correto
Respondido por
3
V-V-V.
O Renascimento se difere do período medieval, principalmente com o advento do Iluminismo, época em que existe o entendimento da humanização e do antropocentrismo, além de novas descobertas em relação as faculdades humanas.
Além disso, nota-se que Descartes foi um importante descobridor da época renascentista, o qual baseava-se nos fundamentos do racionalismo e empirismo, o que se alinha com o método científico.
Perguntas interessantes