Refletindo sobre a afirmação: “A interação social se apresenta sob a forma de cooperação, competição e conflito e encontra no Direito a sua garantia, o instrumento de apoio que protege a dinâmica das ações,” (NADER, 2005, p. 25) a que escolas e autores da sociologia podemos relacionar, respectivamente, a cooperação, a competição e o conflito?
a. Ao funcionalismo de Durkheim, ao interacionismo de Weber e ao dicotomismo de Marx
b. Ao interacionismo de Weber, ao funcionalismo de Durkheim e ao dicotomismo de Marx
c. Ao dicotomismo de Marx, ao funcionalismo de Durkheim e ao interacionismo de Weber
d. Ao dicotomismo de Marx, ao interacionismo de Weber e ao funcionalismo de Durkheim
e. Ao funcionalismo de Marx apenas
Soluções para a tarefa
a. Ao funcionalismo de Durkheim, ao interacionismo de Weber e ao dicotomismo de Marx
Max Weber é adepto do interacionismo. Suas teorias levam em consideração a interação pessoal, as relações entre as pessoas dentro da sociedade por meio de suas ações.
Segundo a corrente de pensamento interacionista, a interação entre as pessoas que constrói o mundo e a realidade.
Émile Durkheim foi o fundador do Funcionalismo, que se constitui em uma corrente de pensamento que busca explicar a sociedade a partir das estruturas que a compõem e da função de cada pessoa no funcionamento da mesma.
A análise da sociedade capitalista estabelecida por Marx está baseada na relação antagônica existente entre as duas classes que constituem a sociedade- os donos dos meios de produção (classe dominante) e os donos da força de trabalho (classe dominada).
Na questão, a cooperação está relacionada ao funcionalismo de Durkheim, a competição está relacionada ao interacionismo de weber e o conflito à dicotomia Marxista.