Filosofia, perguntado por aninhabsilva13, 1 ano atrás

Referente ao livro POLÍTICA de Aristóteles, em um dos parágrafos ele menciona: Aqueles que pensam que as qualidade do rei, do dono de uma propriedade e do chefe de família são as mesmas não se exprimem bem; eles acreditam que a diferença entre estas várias formas de autoridade não é específica, mas consiste apenas no maior ou menor número de pessoas a ela sujeitas, isto é, quem manda em poucas pessoas é um chefe de família, em mais pessoas é o dono de uma propriedade, em um número ainda maior é um estadista ou um rei, como se não houvesse diferença entre uma grande propriedade e uma cidade, mesmo pequena; eles também pensam em relação ao estadista e ao rei, que quando o governo é pessoal seu chefe é um rei, e quando o governo segue os princípios da ciência política e os cidadãos ora governam, ora são governados, seu chefe é um estadista, MAS ESTAS IDÉIAS NÃO CORRESPONDEM À VERDADE.

Não ficou claro pra mim o modo de pensar de Aristóteles, nem o que ele defendia quando mencionou que "estas idéias não correspondem à verdade". Alguém poderia clarear meu entendimento? Fico grata!

Soluções para a tarefa

Respondido por talitacanadinha
1
Ele quer dizer que um rei, um dono de propriedade e um chefe de família não possuem o mesmo tipo de autoridade. Ele fala no texto sobre esse pensamento "errôneo" de que a única diferença entre um rei e um chefe de família é o número de pessoas sobre as quais ele têm autoridade. O que, de fato, não é verdade, logo que o rei tem poderes e deveres diferentes (ou até maiores) que um pai de família.
Perguntas interessantes