Ref.:
A análise de indicadores financeiros permite uma avaliação da situação financeira da empresa, compreendendo as obrigações e os bens da instituição e sua capacidade de cumprir com os seus passivos. Essas informações fornecem valiosos dados para a gestão da instituição e com o intuito de evitar possíveis problemas, bem como padronizar as práticas. Para isso, definiu-se os princípios contábeis e algumas características qualitativas da informação contábil.
Uma empresa de embalagens contratou um novo diretor financeiro. Como primeira atividade, o profissional solicitou à equipe contábil o relatório das atividades financeiras da instituição. Ao solicitar o relatório o diretor solicitou atenção ao atendimento das características qualitativas da informação contábil e que deveriam classificar, caracterizar e apresentar a informação com clareza e concisão, tornando-a compreensível. E salientou também que adotassem a Provisão para créditos de liquidação duvidosa – PCLD como conta redutora no valor de 5% do total de Duplicatas a receber da empresa.
De acordo com as informações apresentadas o diretor solicitou que a equipe atende-se as características qualitativas da informação contábil:
A)
da verificabilidade e contabilizasse a conta PCLD como despesa no Ativo.
B)
da compressibilidade e contabilizasse a conta PCLD como conta retificadora no Ativo.
C)
da comparabilidade e contabilizasse a conta PCLD como uma conta com saldo positivo no Ativo.
D)
da tempestividade e contabilizasse a conta PCLD como uma conta de natureza devedora no Ativo.
E)
da prudência e contabilizasse a conta PCLD como conta retificadora com saldo devedor nas Despesas administrativas.o
sousaocosta:
qual a resposta certa dessa questão
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
A alternativa correta é a B) da compressibilidade e contabilizasse a conta PCLD como conta retificadora no Ativo.
De acordo com o CPC 00, para que a informação contábil-financeira seja útil, ela precisa possuir características qualitativas fundamentais e características qualitativas de melhoria.
Sendo elas:
- Comparabilidade: As decisões de usuários implicam escolhas entre alternativas, como, por exemplo, vender ou manter um investimento, ou investir em uma entidade ou noutra.
- Verificabilidade: Informação quantificável não necessita ser um único ponto estimado para ser verificável.
- Tempestividade: Tempestividade significa ter informação disponível para tomadores de decisão a tempo de poder influenciá-los em suas decisões.
- Compreensibilidade: Classificar, caracterizar e apresentar a informação com clareza e concisão torna-a compreensível.
Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes