REESCRITA DE LENDA
Você acabou de uma lenda indigena, o narrador nos conta em detalhes das
ações que ocorreram. Agora é sua vez de reescrever uma lenca, Vale
descobrir novas histórias e entrar em lendas de outras oultures, como a gresa,
as indígenas e as africanas.
Pesquise e selecione uma lenda, feito isso vode irá elaborar a sua versão da
lenda selecionada. Não esqueça de manter o título original da lenda,
Soluções para a tarefa
SACI-PERERÊ
Em um dia de sol, João foi a casa de seu avô, que era um bom contador de histórias, para saber mais sobre suas fantásticas lendas.
Ele chegou lá e perguntou:
-Que mito o senhor irá contar a mim hoje vô?
-Hoje irei falar do "Saci-Pererê", -disse o avô do menino.
-Fala logo vô!-disse João.
-Tudo começou quando o Saci ainda era um menino normal, sem nenhum dom, e foi para a mata sozinho, e avistou dois meninos, da mesma idade dele, maltratado um pequeno cervo, e ele, com pena do pobre animal, partiu para cima dos dois garotos, afujentando-os da mata. Levou o cervo para sua casa e tratou-o com todo cuidado. Os espíritos da mata, percebendo a bondade do menino, deram-lhe poderes do vento, para punir quem ferisse algum animal. E assim foi, tudo corria bem, Saci tornou-se o "guardião dos animais", até que Saci começou a ficar arteiro, pregando peças sem necessidades em qualquer um, mesmo fora da mata, e acabou esquecendo de seu propósito. Os espíritos zangados, decidiram punir Saci, tirando uma de suas pernas, mas mesmo assim, o garoto não parava de pregar peças nos outros. Até que os espíritos, modificaram os poderes de Saci e criaram uma maneira de capturá-lo, com uma peneira e um pote de vidro. Dizem que os espíritos, chamaram um menino para capturá-lo com os objetos, mas ele falhou, desde então, Saci está a solta, com suas artimanhas pregando peças.
-Nossa vô, que história!
Inspirado pela história, João foi até a mata com um pote de vidro e uma peneira,com o intuito de pegar o Saci, mas começou a ouvir muitos chiados do vento, e assustado, correu de volta para casa. Mas uma marca ficou de lembrança, o nome "Saci" escrito em uma árvore, perto de onde João estava.
(ESPERO TER AJUDADO!)