Português, perguntado por leandro95681944, 1 ano atrás

Reescreva o trecho a seguir sob o ponto de vista de Capitu

Capitu ia agora entrando na alma de minha mãe. Viviam o mais do tempo juntas, falando de mim, a propósito do sol e da chuva, ou de nada; Capitu ia lá coser, às manhãs; alguma vez ficava para jantar.
Prima Justina não acompanhava a parenta naquelas finezas, mas não tratava de todo mal a minha amiga. Era assaz sincera para dizer o mal que sentia de alguém, e não sentia bem de pessoa alguma. Talvez do marido, mas o marido era morto; em todo caso, não existira homem capaz de competir com ele na afeição, no trabalho e na honestidade, nas maneiras e na agudeza de espírito. Esta opinião, segundo tio Cosme, era póstuma, pois em vida andavam às brigas, e os últimos seis meses acabaram separados. Tanto melhor para a justiça dela; o louvor dos mortos é um modo de orar por eles. Também gostaria de minha mãe, ou se algum mal pensou dela foi entre si e o travesseiro. Compreende-se que, de aparência, lhe desse a estima devida. Não penso que ela aspirasse a algum legado; as pessoas assim dispostas excedem os serviços naturais, fazem-se mais risonhas, mais assíduas, multiplicam os cuidados, precedem os fâmulos. Tudo isso era contrário à natureza de prima Justina, feita de azedume e de implicância. Como vivesse de favor na casa, explica-se que não desestimasse a dona e calasse os seus ressentimentos, ou só dissesse mal dela a Deus e ao diabo.

Caso tivesse ressentimentos de minha mãe, não era uma razão mais para detestar Capitu, nem ela precisava de razões suplementares. Contudo, a intimidade de Capitu fê-la mais aborrecível à minha parente. Se a princípio não a tratava mal, com o tempo trocou de maneiras e acabou fugindo-lhe. Capitu, atenta, desde que a não via, indagava dela e ia procurá-la. Prima Justina tolerava esses cuidados. A vida é cheia de obrigações que a gente cumpre, por mais vontade que tenha de as infringir deslavadamente. Demais, Capitu usava certa magia que captiva; prima Justina acabava sorrindo, inda que azedo, mas a sós com minha mãe achava alguma palavra ruim que dizer da menina.

Como minha mãe adoecesse de uma febre, que a pôs às portas da morte, quis que Capitu lhe servisse de enfermeira. Prima Justina, posto que isto a aliviasse de cuidados penosos, não perdoou à minha amiga a intervenção. Um dia, perguntou-lhe se não tinha que fazer em casa; outro dia, rindo, soltou-lhe este epigrama: «Não precisa correr tanto; o que tiver de ser seu às mãos lhe há de ir.»

Soluções para a tarefa

Respondido por Liziamarcia
10
Eu ,Capitu ,ia agora entrando na alma de minha sogra . Viviamos o tempo juntas, falando de Bentinho ,a propósito do sol e da chuva, ou de nada; Eu ia lá coser, às manhãs; alguma vez ficava para jantar.
Prima Justina não a acompanhava naquelas finezas, mas não a tratava de todo mal .Era assaz sincera para dizer o mal que sentia de alguém, e não sentia bem de pessoa alguma.
Talvez do marido, mas o marido era morto; em todo caso, não existira homem capaz de competir com ele na afeição, no trabalho e na honestidade, nas maneiras e na agudeza de espírito.
Esta opinião, segundo Cosme, era póstuma, pois em vida andavam às brigas, e os últimos seis meses acabaram separados.
Tanto melhor para a justiça dele ; o louvor dos mortos é um modo de orar por eles. Também gostava de minha sogra , ou se algum mal pensei dela foi entre mim e o travesseiro.
Compreende-me que, de aparência, lhe desse a estima devida.
Não penso que eu aspirasse a algum legado; as pessoas assim dispostas excedem os serviços naturais, fazem-me mais risonhas, mais assíduas, multiplicam os cuidados, precedem os fâmulos.
Tudo isso era contrário à natureza de Justina, feita de azedume e de implicância.
Como vivesse de favor na casa, explica-se que não desestimasse a dona e calasse os meus ressentimentos, ou só dissesse mal de mim a Deus e ao diabo.

Caso tivesse ressentimentos de minha sogra , não era uma razão a mais para detestar-me ,nem ela precisava de razões suplementares.
Contudo, a intimidade fez- me mais aborrecível à minha parente.
Se a princípio não a tratava mal, com o tempo trocou de maneiras e acabou fugindo-me .
Eu atenta, desde que não o via, indagava a ela e depois ia procurá-lo.
A Prima Justina tolerava esses cuidados.
A vida é cheia de obrigações que a gente cumpre, por mais vontade que tenha de as infringir deslavadamente. Demais, Eu usava certa magia que captiva; prima Justina acabava sorrindo, inda que azeda , mas a sós com minha sogra achava alguma palavra ruim que dizer dela .

Como minha sogra adoecesse de uma febre, que a pôs às portas da morte, quis que a servisse de enfermeira. Prima Justina, posto que isto a aliviasse de cuidados penosos, não perdoou Me a intervenção.
Um dia, perguntei -lhe se não tinha o que fazer em casa; outro dia, rindo, soltou-me este epigrama:
«Não precisa correr tanto; o que tiver de ser sua , às mãos lhe há de ir.»
Perguntas interessantes