Reescreva o texto transformando, na maior parte das situações, o discurso direto em indireto. Em algumas situações, tente empregar o discurso indireto livre.
Soluções para a tarefa
Discurso direto ocorre quando há transcrição direta do que é dito pelo personagem, já o discurso indireto é quando o que alguém diz não é transcrito diretamente. Assim, transformar o discurso direto em indireto seria transformar as falas dos personagens em uma narrativa que descreve o que foi dito. Ficando assim:
"Pepe, o carro está rateando." ficaria "Eu disse a Pepe que o carro estava rateando."
"Entupimento na tubulação. Só pode ser." ficaria "Pepe respondeu que só poderia ser entupimento na tubulação."
"Eu não dizia? Defeito na bomba de gasolina." ficaria "Pepe me disse que estava certo, e que era um defeito na bomba de gasolina."
As duas falas seguintes em discurso indireto ficam:
"Eu disse a Pepe que ele antes dizia entupimento na tubulação, mas ele se limitou a dizer que colocou um diafragma novo e mudou as válvulas."
A questão também pede que se use o discurso indireto livre, que ocorre quando a fala do personagem aparece no meio da história. Assim:
"Estendeu-se a conta, de meter medo, mas paguei. O carro não vai me deixar na mão? Tenho de fazer uma viagem. Pepe disse que eu poderia ir sem medo, que agora está o fino."
Após utilizar o discurso indireto livre, com a fala do personagem no meio do parágrafo, continuei o parágrafo com a fala final como discurso indireto.