Português, perguntado por mariavieira769pe3u4u, 1 ano atrás

Reescreva as frases substituindo os pronomes pessoais retos por oblíquos.
a)Eu vi ele na loja.
b)Devolvi para ele o livro.
c)Eu amo ela demais.
d)Há dias não vejo ele.

Soluções para a tarefa

Respondido por pcpjuliapdbzej
4
Eu o vi na loja.

Lhe devolvi o livro.

Eu a amo demais.

Há dias que não o vejo.

mariavieira769pe3u4u: Valeu. Era só para confirmar mesmo rs.
viniciusszillo: Bom dia, Maria! Caso queira, pode olhar as respostas com justificativas que fiz ao seu exercício sobre o emprego de cada pronome oblíquo.
Respondido por viniciusszillo
5

Bom dia, Maria! Seguem as respostas, com algumas explicações para facilitar a sua compreensão.

a)Eu vi ele na loja.

"Eu o vi na loja." ou "Eu vi-o na loja." (Justificativa: Em frases não iniciadas por verbo, é possível o uso do pronome antes do verbo (próclise) ou após o verbo (ênclise).)

b)Devolvi para ele o livro. - "Devolvi-lhe o livro." (Justificativa: o verbo devolver requer um complemento direto e um indireto. Como se está substituindo o indireto, o pronome oblíquo a ser usado é "lhe" e deve vir após o verbo em razão de a frase iniciar-se com verbo.)

c)Eu amo ela demais. - "Eu a amo demais." ou "Eu amo-a demais." (Justificativa: Em frases não iniciadas por verbo, é possível o uso do pronome antes do verbo (próclise) ou após o verbo (ênclise). Além disso, usa-se o pronome oblíquo "a" em razão de se substituir um complemento direto do verbo "amar"no gênero feminino.)

d)Há dias não vejo ele. - "Há dias não o vejo." (Justificativa: Está se substituindo o complemento direto do gênero masculino, razão pela qual o pronome oblíquo a ser utilizado é "o". Nesta frase é admitida apenas a colocação do pronome antes do verbo, devido à presença do advérbio não, que age como partícula atrativa do pronome.)

Espero haver ajudado e me coloco a disposição para novas dúvidas.


mariavieira769pe3u4u: Obrigada!!
mariavieira769pe3u4u: Eu estava com dúvidas, mas agora tudo ficou bem mais claro.
Perguntas interessantes