Reescreva as frases a seguir, passando os trechos em discurso direto para o discurso indireto e fazendo as adaptações necessárias. a) Cansada de discutir com o filho, a mãe ordenou: --- Pare de questionar e faça rápido o que eu pedi. * A mãe ordenou o menino parar de questiona- lá e fazer rápido o que ela pediu. b) --- Você se machucou? – perguntou a avó para a neta que chorava. * Esta pergunta é obrigatória c) --- Que barulho foi esse? Foi meu pai que chegou? – indagou a menina. * d) --- Vocês foram ao cinema ontem? – perguntou Bete aos amigos. E acrescentou: --- Eu vou amanhã. * e) --- Cale-se! – gritou a mãe furiosa com o filho. *
Soluções para a tarefa
Reescrevendo as frases no discurso indireto, temos:
A) Cansada de discutir com o filho, a mãe ordenou que ele parasse de questionar e fizesse rapidamente o que ela havia pedido.
B) A avó perguntava se ela havia se machucado, mas ela estava chorando.
C) A menina então perguntou que barulho era aquele, também indagou se o pai havia chegado.
D) Bete perguntou aos amigos se eles foram no cinema ontem.
E) A mãe falou para o filho se calar, de maneira furiosa.
Pode-se afirmar que, durante a narrativa do discurso indireto, as falas de todos os personagens são realizadas pelo próprio narrador.
Os discursos dos personagens neste tipo de narrativa não são expressadas em sua forma original, pois o narrador se expressa por eles. Diferente do discurso direto, onde a voz do personagem é inserida no texto, sem a interferência do narrador.