História, perguntado por cristinaaaett99, 4 meses atrás

redija um texto expositivo sintetizando a história do apartheid na África do Sul, desde a sua legalização e a organização da sua resistência contra o regime até a eleição de Nelson Mandela para a presidência da república do país .

me ajudem pfvrrr​

Soluções para a tarefa

Respondido por roseleneanaaraujo
1

O Apartheid é como se chama o regime de segregação racial que existiu na África do Sul por quase cinco décadas que ficou marcado por centenas de leis que segregavam os negros, estabelecendo uma minoria de brancos privilegiados no topo da sociedade sul-africana por meio desse regime, os negros foram proibidos de circular livremente pelo país, foram isolados em lugares chamados bantustões, tinham acesso precário a direitos básicos.

Por meio do Apartheid, foram estabelecidas quatro raças no país (brancos, negros, mestiços e asiáticos), e uma extensa legislação foi criada para discriminar e segregar a população negra. Estima-se que 300 leis segregacionistas foram criadas na África do Sul durante esse período algumas medidas segregacionistas contra a população negra foram:

Tiveram sua presença limitada nas grandes cidades, Só poderiam circular pelos núcleos urbanos se tivessem um passe, Foram obrigados a ter a identificação racial em seus documentos pessoais, Muitos foram obrigados a morar em zonas conhecidas com bantustões, O acesso à educação, à saúde e a outros direitos básicos lhes era negado ou extremamente limitado.

O Apartheid foi sustentado por meio da censura das informações e da violência, com as forças policiais sul-africanas constantemente massacrando pessoas negras que protestavam pacificamente.

Os negros sul-africanos lutavam contra a segregação, e partidos políticos como o Congresso Nacional Africano tinham uma posição importante nessa luta contra o Apartheid.

Um dos nomes mais importantes desse partido foi Nelson Mandela, um advogado sul-africano tanto Mandela quanto o CNA defendiam que a resistência deveria ser por meio da desobediência civil, isto é, ações pacíficas que demonstravam insatisfação com a legislação segregacionista a violência do governo sul-africano e o massacre de Sharpeville, quando 69 negros foram assassinados pela polícia sul-africana, fizeram Mandela e o CNA abrirem mão dessa posição pacifista, passando a defender a resistência armada como forma de lutar contra o Apartheid.

A repressão do governo sul-africano fez o CNA ser banido do país, e Nelson Mandela foi preso em 1962, passando 27 anos na cadeia, somente sendo libertado com a transição para o fim do Apartheid O Apartheid se encerrou por meio de Frederik Willem de Klerk, que assumiu a presidência da África do Sul em 1989 entre 1990 e 1993, o presidente sul-africano e Nelson Mandela  libertado da cadeia em 1990.

a violência no país entre negros e brancos estava escalando, e o risco de uma guerra civil pairava sobre ele com isso, Frederik de Klerk resolveu acabar com o Apartheid Em 1993, uma nova Constituição foi elaborada para a África do Sul, e, em 1994, uma eleição presidencial foi realizada, a primeira com a participação de todas as raças do país. Nelson Mandela foi eleito presidente sul-africano, permanecendo no cargo até 1999.

Perguntas interessantes