Português, perguntado por gagagigi13pajn70, 9 meses atrás

Redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: A persistência do racismo na sociedade brasileira.

Soluções para a tarefa

Respondido por luuheguilherme
0

Resposta:

A pandemia de coronavírus vai levar a econômia mundial a registrar em 2020 o pior desempenho desde a Grande Depressão em 1929 , segundo relatório divulgado pelo fundo monetário Internacional (FMI ). O orgão passou a estimar que o produto Interno Bruto (PIB ) global deve recuar 3% neste ano.

Já a organização Mundial do comentário (OMC) prevê que comércio global recuará em até 32% neste ano.

A projeção do FMI é a de que o país mais ricos tenham uma retração na atividade de 6,1% , enquanto a atividade dos países emergentes das econômia em desenvolvimento deve recuar 1% para os EUA , a estimativa é de uma retração de 5,9 %. Já para a China a prevenção é de uma alta de 1,2% , após um crescimento de 6,1% , em 2019.

O FMI projeta que 80% dos países vão apresentar recuo da atividade econômica (154 países em 193) em 2020. Tomando como base todos os países de amostra do FMI, em 2009, 47% dos países tiveram retração (91 países em 192) , segundo levantamento do Ibre/FGV.

Explicação:

?

Respondido por WagnusApple
2

      Raças diferentes, mas a mesma espécie

    A escravidão negra no Brasil deixou muitas marcas na sociedade que até hoje estão presentes, como as perseguições contra negros nas ruas e a marginalização do negro. O racismo, persistente desde a época colonial, é o ato de discriminar alguém por se achar superior devido à sua raça. Com o passado histórico brasileiro demarcado pelo racismo, gerador de violência, ódio e discórdia, tornou-se um fator cultural de extrema prevalência no país e, por isso, deve ser urgentemente, combatido. E estando em um país onde mais da metade da população se autodeclara negra, se torna um problema, pois constata-se, em várias pesquisas, que mais da metade das pessoas que vivem no Brasil estão sujeitas a má remuneração simplesmente pela cor da pele, afetando, especialmente, a juventude negra.

    O racismo continua impregnado nos atos mais cotidianos, como pegar um elevador, ser xingada e desmoralizada por ser negra, sendo que nesta situação a vítima ganhou em um processo contra o agressor. Mas infelizmente a situação se repete todos os dias, tanto na própria rotina quanto na internet, com anônimos que não tem a coragem para denunciar e seus agressores saem impunes graças ao suposto anonimato que a internet oferece. E esse preconceito vai além de ofensas discriminatórias do dia a dia sabendo que nem todos tem a coragem de dizer o que pensam. Após a assinatura da Lei Áurea, em 1888, o negro foi jogado de lado a margem da sociedade e teve que lutar muito para conquistar seu espaço.  

    Sendo assim, fica evidente a necessidade de uma ação para a mudança do atual contexto de desigualdades entre raças, que continua assolando o país. Para isso, o Governo, através do Ministério do Desenvolvimento Social, deve promover mais políticas públicas de igualdade racial, criando cursos profissionalizantes nos bairros da periferia, para qualificar melhor a mão-de-obra negra, além de fiscalizar a existência de casos de discriminação racial no trabalho, visando diminuir a desigualdade entre brancos e negros. Também deve se estabelecer aos que forem flagrados cometendo ofensas raciais, a prestar serviço comunitário em comunidades carentes, com a maioria sendo negra para os mesmos verem que não há diferença nenhuma e são todos seres humanos.

Perguntas interessantes