Redija texto sobre Trabalho escravo na contemporaneidade. um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema proposto acima. Apresente uma proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Soluções para a tarefa
A Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 1888, foi a responsável pela abolição da escravidão no Brasil. Os escravos obtiveram sua liberdade após quase 400 anos de torturas e misérias.
O trabalho escravo na atualidade se baseia em um serviço restrito de direitos trabalhistas na qual as pessoas não possuem horário definido para se alimentar e trabalhar. Os trabalhadores nessas condições não possuem um salário digno e convivem aprisionados em lugares precários sem o mínimo de higiene.
Os escravos chegaram muitas vezes nessas condições através de promessas de uma vida melhor ou quitações de dívidas, acabando por serem enganadas e forçadas a situações degradantes.
Dados lançados em 2018 mostraram que em 2016 o Brasil atingiu 369mil trabalhadores à mercê da escravidão. O relatório apresentado na ONU mostrou que quase 900 trabalhadores foram resgatados apenas no pais, sendo Minas Gerais o estado com os maiores casos - 328 trabalhadores salvos.
A fiscalização das autoridades é importante para esses tipos de casos, porém as investigações só podem dar início a partir de denúncias. Os fiscais, nos últimos 16 anos, tiveram uma queda de 25%, sendo um retrocesso tanto na carreira quanto para o desenvolvimento do Brasil. Com a diminuição dos cargos, houve menos investigações e punições dos criminosos, deixando por mais tempo os trabalhadores em situações desumanas.
Investir no orçamento das forças tarefas é fundamental para avançar nas fiscalizações desses casos e impedir que mais práticas antitrabalhistas continuem a acontecer.