Redação xenofobia...
Soluções para a tarefa
O Brasil nunca acolheu imigrantes de braços abertos. A vinda dos africanos foi forçada, devido à escravidão. A adaptação dos indígenas à civilização branca foi uma evasão ao genocídio. A imigração europeia se deu por um viés eugenista de que o branco europeu era mais apto à civilização, promovendo o desenvolvimento. Por fim, a miscigenação ocorreu muito mais como uma forma de dominação do que de aceitação social, como acaba sendo retratado no romance Clara dos Anjos, na relação entre Cassi Jones e a personagem que dá título ao livro. Além disso, se tal sociedade sequer foi capaz de emancipar a tolerância social entre seus nativos, o que será dos refugiados? Muitas vezes advindos de nações subdesenvolvidas e em conflito.
Xenofobia e o movimento Stop Asian Hate
A COVID-19 teve início em Wuhan, província chinesa, e apesar dos inúmeros mecanismos internacionais voltados à cura do vírus, insultos racistas e xenofóbicos contra asiáticos ascendem dentre as mais diversas sociedades. Isso porque muitas pessoas interpretam os indivíduos com fenótipos asiáticos como a representação humana da pandemia, prática considerada atentatória aos direitos humanos.
Tudo isso resulta em crimes de ódio contra asiáticos, totalizando somente nos Estados Unidos 3.975 casos em um ano. Um dos casos mais conhecidos é o em que mulheres asiáticas são mortas em um atentado em Atlanta, somente por suas origens. Dados apontam que agressões verbais e físicas aumentaram 70% e 9%, respectivamente. Ao mesmo tempo, o movimento Stop Asian Hate começa a crescer e se tornar cada vez maior na contemporaneidade.
Uma das grandes vozes dessa geração que se posicionou sobre o assunto foi o grupo sul-coreano BTS, que além de manifestar seu apoio e suas condolências às vítimas do atentado, compartilhou suas experiências pessoais vividas. O grupo já foi alvo de diversos comentários racistas ao longo da carreira, muitos deles comparando os integrantes com o coronavírus.
Porém, apesar dos fatos recentes, o preconceito contra asiáticos não ascendeu somente através da pandemia. A xenofobia, historicamente, está em nossas raízes. Um exemplo foi o império mongol, de origem asiática. Foi o maior em expansão na história da humanidade, fato que amedrontou o ocidente e segue sendo, em muitos países, considerado uma ofensa.
Portanto, conclui-se que são essenciais medidas operantes para a reversão da xenofobia e da superioridade racial que estão enraizadas na nossa sociedade atual. Para isso, os Governos de todos os países, juntamente com a mídia, devem promover a conscientização da população por meio de palestras, debates, rodas de conversa, publicações, propagandas, exposições e ações culturais. Só assim poderemos vislumbrar um mundo em que pessoas como os integrantes do grupo BTS não sejam estigmatizadas por sua origem.
AO UTILIZAREM ESTA REDAÇÃO PEÇO QUE DÊEM OS DEVIDOS CRÉDITOS A MIM, OU APENAS SE INSPIREM NESTE TRABALHO. OBRIGADO