Português, perguntado por Luuii, 1 ano atrás

Redação : Violência na escola

Soluções para a tarefa

Respondido por keziaO
30

TEMA

Violência escolar

A violência entre os jovens dentro da escola é fruto da ausência de referências positivas no meio onde vivem. Hoje, os pais, mais que depressa, colocam os filhos aos cuidados de babás, creches ou escolas. Chegam em casa exaustos após o dia de trabalho, têm ainda as lidas domésticas ou trazem trabalho para casa. A criança é colocada em segundo plano, sozinha, a ver televisão, ou a brincar sem um adulto que lhe dê atenção. A relação familiar centra-se prioritariamente nas necessidades físicas da criança. Todavia, a família não se pode demitir do seu papel e atribuir responsabilidades aos outros agentes educativos na formação dos seus filhos.

As crianças assistem a desenhos animados televisivos nas quais as personagens utilizam a violência para conseguir os seus intentos. O poder de sedução da televisão e a capacidade de imitação das crianças formam uma cumplicidade que pode atuar perigosamente na formação cognitiva destas. Para estas crianças a violência é algo normal, utilizam-na como arma quando consideram que ela é eficaz para conseguir os seus propósitos. Os jovens são os grandes consumidores dos meios audiovisuais, sobretudo Internet, jogos por computador, televisão e música. A televisão é um dos meios que mais violência difunde e a criança ou jovem é o sujeito passivo que mais a consome. Muitas crianças vêem televisão e jogam jogos de caráter lúdico duvidoso, sem qualquer supervisão das figuras parentais. Constroem as suas personalidades de acordo com o que observam, com uma total ausência de discernimento do que é certo ou errado.

A carência de bens mínimos como trabalho, alimentação e habitação de qualidade, aliados a inadaptação social devida à educação deficitária por parte da família ou pelo meio onde o jovem vive; bairro degradado, alcoolismo, droga, tráfico, prostituição, detenção familiar, violência doméstica, furtos, agressão.. Fazem com que os jovens adquiram condutas de acordo com o que vivenciam diariamente, ou seja, com violência.

Vivemos num mundo capitalista, dominado pelo "progresso". Caracterizado pela uniformidade dos usos, costumes e bens; que são amplamente difundidos pelas mídias. A uniformidade gera segregação e competição desenfreada, levando os jovens, mal preparados e abandonados pela família, ao perceberem que não podem ter a qualidade de vida que desejam optarem por caminhos ilícitos e violentos


Luuii: Muito obrigado
keziaO: por nada
Respondido por annajosgar
83

Desde sempre a violência em ambiente escolar se faz presente. Temos a violência verbal e a física, as duas são muito comuns dentro das salas de aula, pátios e refeitórios da escola.  

 Ela pode vir do professor ou do colega de classe, de qualquer forma, ambas são inadmissíveis ! Muitos alunos são violentados, amedrontados e espantados por seus pedagogos e colegas.

  Esse problema social, deve ser abatido e eliminado, mas com o tempo, só apresenta um grande aumento...Muitas crianças convivem com a violência no ambiente externo, isso pode soar como uma influencia e uma normalização do que é errado, por isso, é dever dos pais e pedagogos instruírem essa criança a não seguir esse caminho.

  No caso dos pedagogos, é de suma importância que os alunos violentados façam uma queixa à família, para que alguma providencia seja tomada imediatamente ! Negros, deficientes, mulheres e crianças com dificuldades disciplinares sofrem Bullying na escola, que é uma violência verbal, moral e muitas vezes física.

  Diversos projetos e campanhas são feitas para que o ambiente escolar passe a ser um local de paz, alegria, diversão e aprendizado. Sem violência, maus tratos, descaso e tristeza.


Luuii: Muito obrigado
annajosgar: Nada, não ficou tão bom, fiz na hora, mas espero ter ajudado !
Luuii: Ficou bom sim me ajudou sim obrigado
annajosgar: Que bom. Obrigada.
Perguntas interessantes