Português, perguntado por mateusmacedoresende0, 11 meses atrás

REDAÇÃO tema: Á ÁGUA​

Soluções para a tarefa

Respondido por oluciana315
2

Resposta:

A água no Brasil tornou-se um assunto muito discutido, devido à importância desse bem de consumo natural. O elemento que existe em maior quantidade no planeta Terra, no entanto, passa por momentos de escassez causado pelo uso desenfreado da água, pela contaminação dos rios com elementos tóxicos à saúde humana e também a consequente falta da água em algumas regiões do Brasil. Muitas pessoas não tem contato com esse elemento, ou muitas vezes, se tem contato é com a água contaminada, imprópria para a ingestão. Segundo Immanuel Kant "O homem é o que a educação faz dele", então, dá para conciliar o uso desenfreado da reserva de água com a educação, pois sem o discernimento necessário, os brasileiros tornam a água cada dia mais escassa.

  Em 2013, o Brasil passou por uma grande crise causada pela falta de água, porque o homem começou a usar esse bem com falta de cuidado, como por exemplo, passar horas com a torneira aberta lavando o quintal de casa, ou tomando um banho longo, ou até escovando seus dentes. Algo simples? Pode parecer simples, porém, é algo de grande importância para a sociedade brasileira, porque com essas atitudes, a água poderia ter acabado, porém, com grande sorte, o caso pôde ser revertido com políticas adotadas pelo governo para diminuir o consumo excessivo da água. Houve também um meio tomado, que foi o pagamento de multas para quem era flagrado usando o elemento natural de modo indevido e, desse modo houve o retorno da escassez da água no Brasil.

 Outro meio de exterminar o fluido de consumo no Brasil, é descartando lixos de maneira inadequada, como nas nascentes dos rios, ou nas pias de cozinhas, entre outros lugares.  Um exemplo disso, foi em Turmalina, no alto do Jequitinhonha, a siderúrgica "Aperam BioEnergia" enterrou itens tóxicos próximo a uma nascente de um rio. Com isso, há uma grande contaminação da água e se torna impossível o consumo e uso para o dia a dia. O líquido, ao mesmo tempo que é visto como a maior reserva do planeta, ele também passa por frequentes crises. O ser humano cada dia torna- se menos preocupado com as consequências e, com a população aumentando, o uso de água consequentemente aumentará. Por isso há de ter-se cuidado com a maneira que casa um se porta frente à esse meio no Brasil.

Muitas pessoas, então, nunca tiveram a água em abundância, enquanto outros usam equivocadamente. A desigualdade é real, muitos brasileiros têm esse recurso de maneira tóxica, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), "768 milhões de pessoas não tem acesso à água tratada e 2,5 bilhões vivem em condições sanitárias inadequadas." Em algumas regiões como o Nordeste, há grandes secas durante ao ano, muitas vezes, a falta de chuva é típico dessa região, desse jeito, há a falta de meios hídricos. Muitas crianças, homens e mulheres vivem em condições precárias pela falta de água da região, animais morrem e crianças não deixam de sofrer com essa situação também. Tudo isso causado pela questão da água no ambiente brasileiro.

 Com tudo, medidas tende ser tomadas. Como a adoção de campanhas nas escolas, televisões e rádios, para a conscientização do uso correto da água, através do Estado. O Governo também pode criar meios de tratar a desigualdade da água, controlando as regiões menos e mais escassas. A aplicação de multas para pessoas que utilizam o recurso natural  desenfreadamente, para que desse modo, a pessoa em questão tenha um estímulo para a regulação da forma de uso do recurso natural e também as multas para empresas e indústrias que de alguma forma contaminam o os rios tornando- o danoso. Com essas medidas, pode ser que a questão da água no Brasil seja tratada, a escassez seja controlada e haja o recebimento da água de forma igualitária para todos os brasileiros.  

Perguntas interessantes