Redação sobre Sociologia no brasil e a indentidade do brasileiro
Soluções para a tarefa
Resposta:
Tais problemas surgiram no mesmo período do regime militar, que ocorreu de 1964 a 1985 no Brasil.
...
Principais temas abordados pela Sociologia no Brasil
Salário;
Jornadas de trabalho;
Ambientes de trabalho urbano e rurais;
Relações entre empregados e empregadores;
Organizações e condições dos ambientes de trabalho.
A Sociologia teve início no Brasil a partir das décadas de 1920 e 1930, quando os pesquisadores buscavam uma compreensão a partir da formação das sociedades locais pesquisando vários temas para essa compreensão.
O objetivo da sociologia é estudar, entender e classificar as formações sociais, as comunidades e os agrupamentos humanos, para que outras ciências e técnicas possam apresentar propostas de intervenção social que resultem em melhorias na sociedade.
Naturalmente, os membros da chamada geração de 30 não consideravam a essência do ser brasileiro como uma realidade abstrata, absoluta e permanente, estabelecida por Deus ou pela natureza. ... Gilberto Freyre, Caio Prado Júnior e Sérgio Buarque de Holanda deram forma científica à Sociologia brasileira.
A sociologia sempre teve como um dos seus objetivos, estudar os conflitos entre as classes sociais. No Brasil, na década de 20 e 30, estudiosos debruçaram-se na busca do entendimento da formação da sociedade brasileira, analisando assim temas como abolição a escravatura, êxodos e estudos sobre os índios e negros.
Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia. ... Assim como toda ciência, a sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa.
Os sociólogos precursores, em seus primeiros estudos buscaram compreender a formação da sociedade brasileira, a influência desta formação no funcionamento da sociedade da época e, além de tudo, a formação do próprio Brasil - questões ligadas ao longo período de escravidão e a participação de negros e indígenas
A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade.