Redação sobre racismo e desigualdade social
Soluções para a tarefa
O racismo e a discriminação social são esteriótipos, que a sociedade moderna usa para desqualificar alguém. Diante deste fato, é possível observar, o etnocentrismo entre brancos e negros , - através de propagandas, expectativa de vida ou empregos.
No século XIX, uma empresa europeia associou uma propaganda com um pensamento racista. No qual, uma criança branca tinha um sabão e a mesma oferecia para a criança negra, para que a criança negra pudesse "limpar-se" e entrar para o "padrão ideal" , - que seria o fenótipo branco. E quem não tinha este fenótipo era considerado: inferior, atrasado, diferente ou primitivo.
De acordo com Haile Selassie, considerado símbolo religioso, enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos haverá guera. Um exemplo disso é a pesquisa feita pela IPEA( Instituto de pesquisa econômica aplicada) que mostram, que a taxa de mortes violentas entre os negros é de 36 mortos por 100 mil. Entre, os não negros é de 15,2. O principal desfecho desta pesquisa é mostrar que a cor aumenta a vulnerabilidade dos negros, que têm mais riscos de se tornarem vítimas de homicídio do que uma pessoa branca.
Apesar de ter acontecido a abolição da escravatura e o Nelson Mandela ter acabado com a política de racismo ( de 1994), o mercado de trabalho ainda é marcado pela diferenciação de escolhas em contratação entre negros e brancos. Para o trabalhador negro ter o cargo profissional, requer esforços acima do que é exigido para o branco, provocando uma segregação entre eles.
É necessário, que o governo possa investir numa política que pudesse adotar aceitação de negros nos empregos. E a propaganda deveria promover, uma desconstrução de esteriótipos de brancos entre negros, para que através das propaganda, a população possa ser influenciada para transformar a sociedade em harmonia e igualdade.
Resposta:
Explicação: