Redação sobre o tema
a doença do século
Soluções para a tarefa
Resposta:
Hoje vamos falar sobre a depressão. Considerada como o mal do século, essa doença atinge cerca de 350 milhões de pessoas no mundo e causa diversos impactos nas atividades diárias da pessoa que possui a doença. A estimativa é que 19% da população mundial possua depressão em algum momento da vida e é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a doença que mais produz incapacidade funcional em todo o mundo.
Uma das principais características da depressão é a deficiência de substâncias neurotransmissoras, como a serotonina. A doença é categorizada como um quadro marcado por cinco ou mais dos seguintes sintomas:
Presença de humor triste ao longo de quase todo o dia, na maior parte dos dias,
Perda de interesse e prazer nas suas atividades rotineiras,
Ganho ou perda de peso sem estar fazendo dieta,
Redução ou aumento de apetite quase todos os dias,
Insônia ou excesso de sono quase todos os dias,
Agitação ou lentidão psicomotoras observáveis por outras pessoas,
Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva ou inapropriada,
Capacidade diminuída para pensar, se concentrar e tomar decisões,
Pensamentos recorrentes de morte ou ideação suicida.
Como é feito o diagnóstico da depressão?
Para obter o diagnóstico oficial de depressão, entre os cincos sintomas que devem existir, necessariamente um deles deve ser o humor triste e a perda de interesse e prazer. Os sintomas têm que trazer prejuízo para o funcionamento do paciente e sofrimento significativo, e não podem ser explicados pelo uso de drogas, remédios ou pela presença de outra doença.
Os sintomas que caracterizam a depressão dão a perceber que eles são comportamentos normais dos seres humanos em determinadas situações e circunstâncias. Para que esses comportamentos sejam considerados como sintomas, e por consequência, frutos de uma doença, é necessário que eles aconteçam em excesso, aleatoriamente, de forma persistente e impactando a funcionalidade e qualidade de vida do indivíduo. É importante fazer essas ressalvas, já que por essa razão, muitas pessoas demoram a diferenciar o comportamento normal e patológico, adiando assim a busca pelo auxílio médico.
Consequências e impactos da depressão
Podemos dizer de forma clara que o prejuízo associado à doença é diretamente ligado a presença dos sintomas depressivos, podendo afetar diretamente a forma como o indivíduo se relaciona com os outros, fragilizando seus vínculos sociais, comprometendo o engajamento em tarefas essenciais do seu dia, podendo fazer com que o mesmo não realize de forma adequada seu cuidado, adotando hábitos de vida menos saudáveis (sedentarismo, uso de álcool, tabaco e etc.), o deixando mais vulnerável a outras doenças.