Redação sobre o segundo turno das eleições 2022 (min 20 linhas)
Soluções para a tarefa
Resposta:
As eleições gerais no Brasil em 2022 ocorreram em 2 de outubro, para o primeiro turno, sendo que o segundo turno ocorrerá em 30 de outubro, em alguns casos, incluindo na decisão do Presidente da República. Nesses dias, serão eleitos o Presidente, o Vice-Presidente, Governadores, Congresso Nacional e o Senado. As eleições para estados, Distrito Federal, Assembleias Legislativas Estaduais e Câmara Legislativa do Distrito Federal acontecerão simultaneamente. Segundo decisão de 2020 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos políticos devem atribuir parte de suas listas e tempo de emissão durante a campanha eleitoral a candidatos afro-brasileiros.
O Tribunal Superior Eleitoral estima que o Brasil terá a participação de 148 milhões de eleitores nas eleições, o que coloca o país como a segunda maior democracia do hemisfério ocidental e uma das maiores do mundo.[3] Além disso, o cadastro de novos eleitores bateu recorde. Mais de 2 milhões de jovens entre 16 e 18 anos tiraram seu título de eleitor até 5 de maio — um aumento de 47% em relação ao mesmo período das eleições anteriores em 2018.
Esta será a última eleição em que o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Governadores e Vice-Governadores dos Estados e do Distrito Federal tomarão posse no 1º de janeiro após as eleições. Com a Emenda Constitucional n° 111, o Presidente e o Vice-Presidente da República eleitos nesta eleição tomarão posse na data já mencionada, mas com o mandato estendido até 5 de janeiro de 2027; enquanto os Governadores e Vice-Governadores terão o mandato até 6 de janeiro de 2027.A disputa está marcada pela presença de quatro mulheres com candidaturas à Presidência da República, o maior número até então. E três delas estão disputando o cargo pela primeira vez, o que já tinha sido feito apenas por outras oito mulheres desde 1989.
Enquanto as eleição presidencial de 2018 foram marcadas por questões envolvendo o combate à corrupção, a segurança pública e a renovação política, especulou-se que a principal pauta das eleições de 2022 seria a economia e a gestão pós-pandemia. Com desemprego, inflação e a volta da fome no Brasil, estudos mostraram que o principal interesse dos eleitores é a economia.A economia do Brasil sofreu sucessivas crises desde a de 2014, abalando-se ainda com a recessão causada pela pandemia de COVID-19.
O Governo Jair Bolsonaro, eleito em 2018, não contou, de acordo com pesquisas de opinião, com a aprovação majoritária.Cerca de 54% da população avaliava sua gestão como sendo ruim ou péssima em fevereiro de 2022.Durante o mesmo, houve um alto índice em decorrência da pandemia de COVID-19, causando-lhe desgaste adicional suas falas negacionistas.
Para as eleições de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se mobilizou para combater desinformações diante da elevada quantidade de notícias falsas difundidas nas eleições de 2018. As autoridades eleitorais manifestaram preocupação especial com a desinformação sobre o sistema eleitoral. O ministro Edson Fachin argumentou que os boatos são propositais para fazer a população se voltar contra o processo democrático, as instituições de Estado e o estado democrático de Direito. Em agosto de 2019, o TSE estabeleceu um programa sobre o tema, posteriormente incluindo o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral em agosto de 2021.
Outras ações do TSE incluem o Portal da Frente de Enfrentamento à Desinformação Eleitoral, que coordena o programa de enfrentamento às fake news, e o Sistema de Alerta contra a Desinformação em Relação ao Processo Eleitoral, onde pode-se denunciar desinformação e disparos em massa em redes sociais.