História, perguntado por concebidaavila, 2 meses atrás

Redação sobre o neocolonialismo e imperialismo por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por kaiolemos00
0

Resposta:

Neocolonialismo: O neocolonialismo, também conhecido como Imperialismo, compreende as fases política e econômica de colonização dos países africanos e asiáticos pelos países europeus e pelos Estados Unidos, durante todo o século XIX e parte do século XX.

Nesta época a Europa passava pela Segunda Revolução Industrial e tinha uma urgência para produção e venda de seus produtos, além da busca de matéria-prima a baixo custo.

As indústrias precisavam de carvão, ferro, petróleo e produtos alimentícios, quase sempre escassos na Europa, além de outros mercados consumidores para os produtos excedentes de sua produção.

Diversos países da Europa passavam também por um momento de forte nacionalismo e independência. Além do econômico, o período do neocolonialismo foi compreendido por fortes fatores sociais e políticos.

Os fatores sociais associam-se a urgência de se encontrar novas terras para receber a população europeia, que passava por uma pressão demográfica na época. A colonização, neste sentido, tornou-se uma válvula de escape.

Já os fatores políticos foram baseados em dois pontos:

• Preocupação dos países europeus em ampliarem seus mercados consumidores e sua produção industrial;

• Ampliarem seu poder bélico e militar, conseguindo status e poder em relação aos outros países europeus.

Além deles, fatores religiosos também influenciaram durante os processos do neocolonialismo. Missionários tinha a missão de converter os povos africanos para sua crença, o cristianismo.

Nesta época, acredita-se ser um dever divino que os povos mais ‘inteligentes’ difundissem a sua civilização para os nativos de outras regiões, retirando-os da situação de barbárie.

Explicação:

Imperialismo: Imperialismo consiste numa política de expansão e o domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras.

Nessa perspetiva, estados poderosos procuram ampliar e manter seu controle ou influência sobre povos ou nações mais fracas.

História do Imperialismo

Muitos são os exemplos de impérios que surgiram e tiveram seu fim. Destacam-se o Império Egípcio e o Império Romano, os quais figuram modelos mais antigos de Império que conhecemos.

Todavia, a concepção de imperialismo foi perpetrada por economistas alemães, franceses e ingleses somente na primeira metade do século XIX.

Portanto, apesar de falarmos de impérios desde a antiguidade, será no período em que o sistema capitalista torna-se industrialmente mais tecnológico, que notaremos a utilização de artifícios mais invasivos na busca de mercados.

Essa busca passa a abranger todo o globo, o qual, por sua vez, será manipulado por empresas multinacionais e por grandes bancos.

Esta ação mais agressiva do capitalismo teve inicio a partir da Segunda Revolução Industrial (1850-1950).

As inovações tecnológicas, tal como motores elétricos e à explosão, a siderurgia do aço, os barcos movidos à hélice, os sistemas ferroviários e rodoviários, o telégrafo, o telefone, o automóvel, o avião, irão permitir um avanço das forças imperialistas de um modo sem precedentes na história.

Perguntas interessantes