redação sobre o jovem e o alcoolismo
PRA HOJE, ME AJUDEM
Soluções para a tarefa
As bebidas alcoólicas pertencem ao grupo das drogas lícitas mais consumidas no Brasil. O comportamento festivo do brasileiro sempre foi regado a muito álcool: caipirinha na praia, cerveja no futebol, coquetel na balada. O problema é que os jovens estão começando a beber cada vez mais cedo. Uma pesquisa da Unifesp sobre o consumo de bebidas alcoólicas por estudantes de ensino médio reacendeu a discussão sobre o tema. Que razões levam o jovem ao consumo de álcool? Quais os problemas decorrentes disso? Por que a lei que proíbe a venda de bebidas a menores de idade não é cumprida? Qual a responsabilidade da família, da sociedade e do governo diante desse problema? Reflita sobre essas questões e elabore uma dissertação argumentativa com o tema: Juventude e alcoolismo: um problema social.
O alcoolismo nunca foi um problema exclusivamente dos adultos. Hoje no Brasil, a grande preocupação é o fato de os jovens estarem se envolvendo cada vez mais cedo com a bebida alcoólica, que por sinal poderá acarretar a dependência no futuro caso seja algo praticado periodicamente.
A relação do uso de álcool entre os adolescentes, já se tornou um hábito normal entre todas as classes, gêneros e idade. Até os próprios pais já consideram o consumo por menores algo normal e acabam liberando os seus filhos menores. Porém, o consumo de álcool pode ser a porta de entrada para outras drogas ilícitas como a maconha, ecstasy e até mesmo drogas mais pesadas como o crack e heroína.
As reações de prazer e relaxamento que o álcool emerge no organismo do jovem faz com que ele se sinta na obrigação de consumir para se sentir melhor e feliz, até mesmo para se enquadrar em algum círculo de amizades. Não menos importante que há também aqueles que são influenciados pelo meio em que vive, seja pela família que possui casos de pessoas dependentes do alcoolismo, ou até por amigos que começam por diversão e lhe oferece.
Entretanto, não só por ser ilícito a menores de 18 anos, o álcool pode trazer riscos a saúde desses jovens já que o metabolismo destes faz com que os efeitos sejam potencializados. Não só a saúde afetada, mas as atitudes que se tornam mais agressivas, causando violência e acidentes. Posto que a bebida alcoólica é barata, os jovens tendem a ter mais liberdade para o consumo, não se restringindo a lei.
Em face a essa realidade proibir o adolescente não adianta, é preciso mais que isso para que ele possa reconhecer o erro que sua geração comete. É expor a preocupação com a saúde e o que isso acarretará no futuro caso não haja retardo, não só a saúde mas a sua própria segurança. Bem como ter uma fiscalização decorrente a venda de bebida para menores, mesmo que se fature muito com isso, não é preciso e adequado influenciar e liberar aquilo que não é ilícito para a idade.
Espero ter ajudado ; )