redação sobre o incêndio do Museu nacional
Soluções para a tarefa
O último domingo, 2 de setembro, anoiteceu de forma triste no Brasil. Um incêndio destruiu o Museu Nacional, situado em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, justamente depois de pouco mais de três meses de o espaço completar 200 anos de existência.
No momento da tragédia, aproximadamente às 19h, o espaço cultural já estava fechado para visitas. Encontravam-se no local apenas quatro funcionários que tentaram conter as chamas até os Bombeiros chegarem.
O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro informou que o Museu Nacional não possuía Certificado de Aprovação da corporação, o que significa que o prédio se encontrava em situação irregular junto ao órgão.
Às vésperas de o museu completar 200 anos, em maio deste ano, já havia denúncias de que o local tinha problemas de manutenção. Reportagens ainda noticiaram que, “com seguidos cortes no orçamento da instituição, o Museu Nacional não recebe integralmente, desde 2014, a verba de R$ 540 mil anuais que bancam sua manutenção”.
Ainda por cima, reportagens publicadas no início desta semana mostraram que os diretores do museu não tinham apoio do governo para conservar o local da forma adequada. “O vice-diretor chegou a dizer que a instituição busca há anos apoio em diversas esferas do governo federal para ajudar na conservação e readequação do espaço, mas nunca conseguiu”, relatou esta reportagem.