redação sobre o desenvolvimento das crianças na pandemia
Soluções para a tarefa
Resposta:
De um dia para o outro, as escolas foram fechadas, o convívio com os colegas foi interrompido e a rotina teve de se adaptar abruptamente a novas regras e condições. A pandemia de coronavírus evidenciou desigualdades para a sociedade e trouxe novas preocupações como o desafio de garantir o desenvolvimento infantil nesse cenário.
Segundo o estudo, Repercussões da Pandemia de COVID-19 no Desenvolvimento Infantil, produzido pelo comitê científico do Núcleo de Ciência Pela Infância (NCPI), o distanciamento social pode acentuar ou fazer surgir algumas dificuldades funcionais e comportamentais nas crianças.
O levantamento mostra evidências neurocientíficas que comprovam que o cérebro das crianças de 0 a 6 anos está reagindo, neste contexto, da mesma maneira que reagiriam a conflitos e desastres naturais. Além do medo e do estresse, é possível observar irritabilidade, maior apego aos pais, agitação e até mesmo infantilização nas falas e comportamentos regressivos.
“Por conta das incertezas trazidas pela pandemia há uma irregularidade na rotina. As crianças sentem e reagem a isso, mas não têm um repertório de enfrentamento para lidar com essas adversidades. É aqui que o cuidador vai ser fundamental para desenvolver interações e relações afetivas”, diz a especialista em psicologia infantil Maria Beatriz Linhares, durante a webinar de apresentação do estudo.