Redacao sobre novo modelo de família
Soluções para a tarefa
Estabelecemos nossas primas relações humanas em nossas famílias, onde aprendemos os primeiros conceitos de civilidade. As famílias mudaram ao longo do tempo e hoje vemos diversas composições que fogem ao tradicional modelo de pai, mãe e filhos. Esses novos modelos familiares ainda enfrentam a aceitação da sociedade, o que legitima uma discussão sobre como elas podem ter sua integridade e valor garantidos.
Os modelos familiares variam no espaço e no tempo, primordialmente, vivíamos em sociedades matriarcais onde o homem provia o sustento e a mulher cuidava dos filhos e dos afazeres domésticos. Contudo, a mulher inseriu-se no mercado de trabalho e com sua ausência no lar, tivemos mudança nas relações de gênero dentro do âmbito familiar.
Famílias homoafetivas, lideradas por pais solteiros ou adotivas são apenas alguns dos novos modelos familiares. Todavia, essas formas de relação ainda não são totalmente aceitas pela sociedade. Recentemente, em enquete formulada pelo Supremo Tribunal de Justiça, aproximadamente metade dos votantes concordavam com a definição de família como núcleo formado através da união entre homem e mulher.
Vivemos em uma sociedade caótica onde os conceitos de civismo vão aos poucos sendo perdidos. Uma boa estrutura familiar é essencial para a formação de novos cidadãos capazes de alterar a realidade presente, por isso, todos os modelos familiares onde há zelo e respeito devem ser legitimados pelo Estado, que deve investir em campanhas de valorização familiar e educação para a diversidade desde a educação básica, visando a melhora das relações humanas. Afinal, família é todo mundo que a gente ama.