Redação sobre metas da sua vida ? Mínimo 7 linhas urgenteee
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Me desculpe, mas cada um tem a sua meta. Você deve escrever tudo aquilo que deseja, sonha em ter, colocar como meta pra sua vida. Isso infelizmente só você pode fazer. É simples e prático.
Toda redação tem introdução, desenvolvimento e conclusão.
Como fazer uma introdução?
O ponto mais difícil para muita gente é saber como começar uma redação. A introdução é como uma barreira inicial que deve ser rompida para que o texto flua. Depois que as ideias são organizadas, fica mais fácil desenvolver o restante.
Isso é, na verdade, mais simples do que parece. Veja só: você vai desenvolver seus argumentos em dois parágrafos, certo? Então, nesse caso, sua introdução pode ter duas frases (no máximo, três). A primeira, trabalha o argumento que será usado no primeiro parágrafo do desenvolvimento e a próxima, no segundo.
Por exemplo, um tema que pode cair no Enem 2018 é a descriminalização do aborto, pois faz parte das discussões da sociedade brasileira, atualmente. Se você é a favor, pode basear seus argumentos em duas ideias-chaves: a possibilidade de falha dos métodos contraceptivos e o índice de mortalidade das mulheres em clínicas clandestinas. Então, fica mais ou menos assim:
- você abre seu texto apresentando a ideia em uma frase;
- explica que há índices consideráveis de falha nos métodos contraceptivos;
- defende que a alta mortalidade de mulheres realizando abortos clandestinos é um problema de saúde pública.
Três frases, e está pronta sua introdução!
Aqui vão algumas dicas para facilitar esse processo:
- seja simples e objetivo, preocupe-se apenas em passar seu recado, sem enrolação;
- procure bons exemplos de introdução em redações nota 1000 de outras edições do Enem;
- deixe a introdução por último, caso ache melhor. Se você desenvolver o texto primeiro, talvez fique mais fácil escrever o primeiro parágrafo depois.
Como desenvolver uma redação?
No desenvolvimento da redação, o mais importante é fazer uma boa argumentação. Retome as ideias apresentadas na introdução, seguindo a mesma ordem inicial. Utilize, sempre que possível, dados e estatísticas que apoiem sua posição. Mas lembre-se de evitar expressões falaciosas, ok?
Falácias são raciocínios falsos que tentam se passar por verdade. Por exemplo: “Atualmente, praticamente todo mundo tem acesso à internet em casa”. Você não pode provar isso, certo? Até porque é uma ideia falsa! Segundo dados divulgados em novembro de 2017 pelo IBGE, cerca de 63% das residências têm acesso à internet.
Sempre que você generalizar, usando expressões como “todo mundo sabe” e coisas do tipo, vai estar cometendo esse erro, que é uma falha na argumentação.
Tanto na introdução quanto no desenvolvimento e conclusão, lembre-se de usar o tópico frasal: pode ser uma declaração inicial, uma definição, um contraste ou uma interrogação. Ele vai concentrar o núcleo do parágrafo em uma frase de abertura.
Como concluir uma redação?
Se você tem dificuldades em saber como concluir uma redação, pergunte-se: como posso arrematar essa ideia com algo de impacto positivo? Não repita um argumento já utilizado, senão você será redundante. Acrescente alguma coisa nova, que mostre que o texto chegou ao final e reforce tudo que foi dito.
Pode ser uma mensagem otimista para o futuro, uma advertência sobre os riscos do problema apresentado, uma referência ao título do texto ou até uma citação que cause reflexões sobre o assunto.
E, não esqueça, quando concluir sua redação, respire fundo, folheie seu caderno de questões, relaxe os braços e, depois de um tempinho, leia tudo com cuidado, com a mente mais tranquila, paracorrigir qualquer falha que tenha deixado passar.