Filosofia, perguntado por natansantos85ou4ywg, 1 ano atrás

Redação sobre machismo???????????

Soluções para a tarefa

Respondido por moniquemartins359778
10

DESIGUALDADE DE GÊNERO: O MACHISMO REINANTE NA SOCIEDADE

DIREITO

Desigualdade de gênero, a partir das ideias construídas de gênero e relação, expondo a desigualdade sexual e diferença entre homens e mulheres, pontuando como principal causa o machismo.

RESUMO

O presente artigo busca discutir a desigualdade de gênero, a partir das ideias construídas de gênero e relação, expondo a desigualdade sexual que apresenta inferioridade e diferença entre homens e mulheres, pontuando como principal causa o machismo, comportamento construído ao longo da história e que é mantido até hoje. Demonstra o machismo como atitude de prepotência (poder mais alto) dos homens relativamente ás mulheres. Ideologia essa que descende principalmente do seio familiar, ou seja, esse preconceito é uma bagagem cultural, grande fator para a formação da vida social do indivíduo. Esse estudo tem por objetivo compreender que o machismo continua existindo, além de discutir os conceitos de gênero, analisa as raízes, crenças, ideias e valores no meio familiar e também identifica os direitos e a identidade da mulher, que apesar de existir, é negado na sociedade. A metodologia utilizada na pesquisa foi dedutiva com forma qualitativa, por meio de livros, artigos e periódicos para obter aprofundamento e explicitar as informações essenciais. Assim, através da luta e da mobilização, as mulheres denunciam e lutam contra a violência machista, gerando uma consciência feminista em busca de seus direitos e de promover a igualdade de gênero.

Palavras-chave: Desigualdade de gênero. Machismo. Mulher. Homem. Sociedade

CONCEITOS DE GÊNERO

Enquanto o conceito de igualdade de gênero refere se as diferenças entre homens e mulheres, o gênero tem como base representações (crenças, ideias, valores) em torno do sexo biológico, ou seja, é a forma que a sociedade compreende o sexo masculino do sexo feminino. Assim, a desigualdade de gêneros não é somente uma pressão moral e social, mas também um desafio econômico crítico. A igualdade sexual, ou igualdade de gênero significa que as mulheres e os homens devem ter os mesmos deveres e direitos. Além disso, é considerada a base para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e discriminações. Ainda, segundo Juliana da Fonseca Bezerra (2016):

A literatura reitera que a desigualdade de gênero é um dos fatores que perpetua as heterogeneidades sociais, fundamentadas na diferença entre os sexos. Essa cristalização que circunda o senso comum subjuga as mulheres e favorecem imposições estigmatizastes prevalecentes nos contextos social, econômico, cultural e político, ganhando visibilidade nas constantes diferenças salariais, atribuições de cargos, funções e papeis (BEZERRA, 2016, p.52).

Embora não pareça, a desigualdade de gênero está principalmente nas pequenas situações do dia a dia das pessoas, e até mesmo mulheres é incentivadora para a segregação entre tarefas masculinas e femininas. Por outro lado, observa- se que as mulheres ocupam áreas, antes apenas disponíveis para o sexo masculino; mas não é o suficiente para acabar com o preconceito e estereótipos presente na sociedade. Contudo, em artigo publicado, Daniel Viana Teixeira (2010) ressalta que:                                                          

A reflexão sobre os temas igualdade e desigualdade, sob seus diversos aspectos, envolve discussões e questionamentos que, quanto mais aprofundados, tendem a ser frequentemente renovados e a revelar novas dimensões e possibilidades de abordagem. De modo específico, a questão da desigualdade de gênero, que foi objetos de grandes discussões no meio político e acadêmico e de variadas intervenções institucionais durante todo o século recém encerrado, não foge a essa tendência. (TEIXEIRA, 2010, p. 253).

Concluindo então, que quanto mais se estuda e busca conceituar, entender o que seria de fato a igualdade e desigualdade de gênero, mais pontos e definições serão apresentados. Apesar de ser um tema muito discutido, várias visões e hipóteses são construídas ao longo do seu estudo.

O MACHISMO COMO BAGAGEM CULTURAL  

O machismo enquanto sistema ideológico oferece modelos de identidade, tanto para o elemento masculino como para o elemento feminino: Desde criança, o menino e a menina entram em determinadas relações, que independem de suas vontades, e que formam suas consciências: por exemplo, o sentimento de superioridade do garoto pelo simples fato de ser macho e em contraposição o de inferioridade da menina (DRUMMONTT, 1980, p.81).

Respondido por larissamagrani
1

O machismo é o nome dado a atitudes que menosprezam o papel das mulheres na sociedade.

Machismo na sociedade atual

Na introdução do texto, pode-se relatar sobre o conceito de machismo  e como ele pode ser percebido na vivência diária das mulheres que sofrem tal violência.

No desenvolvimento, abordam-se medidas necessárias para a inibição do machismo social e de práticas de ódio contra mulheres e pessoas que se entendem como tal.

Na conclusão, fala-se da importância do Estado em atividades e ações que mobilizem e conscientizem sobre a problemática do discurso de ódio e da violência simbólica provocados pelo machismo.

Saiba mais sobre machismo em: https://brainly.com.br/tarefa/1741643

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes