redação sobre indisciplina
Soluções para a tarefa
Resposta:
A indisciplina escolar tem sido o tema de inúmeras discussões no meio educacional. É um fenômeno que não se limita apenas a alguma classe social, faixa etária, gênero ou cultura específica. Sendo assunto de diversas investigações devido a sua propagação nas escolas apresentar um crescimento alarmante. Segundo os professores, a indisciplina tem sido um dos problemas mais difíceis de se combater no sistema educacional.
Provavelmente a indisciplina escolar é um importante obstáculo no processo de ensino-aprendizagem no mundo, além de prejudicar o trabalho docente e o aproveitamento dos conteúdos por parte dos alunos, tem sido o principal motivo de reuniões de pais e mestres, conselho de classe, etc. Sendo o universo educacional um vasto ambiente de diversidades e experiências vivenciadas, talvez seja impossível existir receitas prontas e infalíveis contra a falta de disciplina. Analisando o significado da palavra indisciplina, vemos uma relação um tanto tradicional de ensino, não podendo haver o descumprimento das “regras”.
A disciplina severa nos remete a uma tendência pedagógica que pouco contribuiu no processo de desenvolvimento da criança, a pedagogia liberal tradicional. Nesta tendência, o aluno era visto como um ser frágil e sujeito à corrupção, com pouca participação durante as aulas. O professor era caracterizado como autoritário e detentor do saber. Os conteúdos eram totalmente desvinculados da realidade social da época, e não muito significativos para a formação dos estudantes. A disciplina escolar estava relacionada a passividade, silêncio, organização e imobilidade dos alunos, tida como um “controle de sala”.
Podemos analisar o ato indisciplinar de uma forma mais pessimista quando são utilizados termos como castigo, punição, subordinação ou submissão. A disciplina não deve ser entendida como uma força repressora dentro da sala de aula, mas como um instrumento de libertação humana. A partir desse contexto surge uma nova tendência, diferente da pedagogia tradicional, em que o ensino começa a ser centrado nas necessidades do aluno, a pedagogia renovada progressista. Até aqui entendemos que a disciplina até chegar a esse último engajamento proposto, passou por etapas distintas. Primeiro, uma visão tradicionalista, pautada na contenção dos comportamentos. E por último, com um olhar voltado à educação construtivista, atribuindo ao professor o papel de mediador da aprendizagem e responsável pela construção da liberdade, autodisciplina e autocontrole dos alunos. Porém, também é notável que a indisciplina escolar não é um fenômeno estático e que ela tem sofrido diversas modificações ao longo das décadas.
Explicação:espero ter ajudado