ENEM, perguntado por reizlc, 1 ano atrás

Redação sobre fragilidades das emoções

Soluções para a tarefa

Respondido por Papito127
4

Resposta:

A Exigência de Perfeição

A grande questão é que a ditadura da perfeição nos obriga a esconder a nossa fragilidade e a ter vergonha dela. Não podemos dizer como nos sentimos na realidade; não podemos expor nossas dores; dizer que temos medos; que muitas vezes somos inseguros; temos pensamentos ruins e que não nos achamos sempre tão bons, fortes, bonitos ou importantes.

Não por acaso as pessoas estão cada vez mais adoecendo por conta de emoções represadas ano após ano, pois do mesmo modo sentem-se reprimidas e constrangidas em falar como se sentem. Isso faz com que se sintam sufocadas e, é um dos principais impeditivos a que vençam suas dificuldades e a que aprenda a lidar com suas fragilidades emocionais e aprendam a lidar com elas. É preciso dar um basta nisso!

Como Lidar com sua Fragilidade Emocional

A melhor maneira de lidar com as suas fragilidades é falando sobre elas. Não adianta fingir que nada está acontecendo ou que seus problemas emocionais não existem. Você e sua consciência sabem onde tudo isso lhe dói. Portanto, para deixar de doer, de ser um fardo e motivo de envergonhamento, é essencial trabalhar suas vulnerabilidades e aprender a conviver com elas.

E o que é ser vulnerável? Bem, é mostrar-se como você é, e não ter medo de julgamentos alheios. É expor-se, indo na contramão da ditatura da perfeição. É dizer – Eu não sou perfeito, eu tenho defeitos, mas honro e respeito a minha história e me sinto confiante o suficiente para conviver com isso, sem deixar que meus pontos de melhoria, minha forma de pensar, sentir e agir, sejam motivos de vergonha para mim. Eu honro e respeito quem sou!

Entende agora como sua fragilidade emocional também sua força? Somos seres em processo de evolução, entretanto só evolui quem aceita que é caminhando que se faz o caminho. Só evolui quem entende que não nascemos prontos, mas sim que nos construímos todo dia um pouco mais. É assim que conhecemos os sentimentos que nos sabotam e também aquele que podem potencializar nossos resultados, sucesso e felicidade.

Muitas vezes erramos, agimos como bobos, rimos de coisas que ninguém mais ri; sentimos o que ninguém mais sente; acreditamos no impossível, amamos sem saber se somos amados ou não e investimos em ideias que apenas nós mesmos acreditamos. Isso de maneira nenhuma é sinal de fraqueza, mas sim de uma força que poucos ainda ousam ter e que nem mesmo percebem em si mesmos.

Trabalhe para aprender a lidar com sua fragilidade emocional, mas não lute contra ela, pois quanto mais você resiste mais ela persiste. Aceite suas imperfeições, não tenha vergonha ou medo de ser vulnerável. Não tenha medo de ser você mesmo. Ame; honre; viva e respeite sua história!

Explicação:

Perguntas interessantes