redaçao sobre Ética; porque os valores estão se perdendo
Soluções para a tarefa
A ética faz parte da vida do ser humano, todos os homens têm comportamentos diferenciados e únicos. A ética é um princípio que cada indivíduo traz consigo desde a infância. É um valor adquirido na sua relação familiar, e cotidiano de sua existência. Segundo ARDUINI (2007, p.35) O ser humano é chamado a estruturar, desde cedo, o sentido de sua personalidade. A pessoa constrói-se através de fases, desde a fecundação genética até a ida ao tumulo.
Para FROMM (1968, p.30).
O Homem não é uma folha de papel em branco em que a cultura pode escrever seu texto: É uma entidade com sua carga própria de energia estruturada de determinadas formas, que, ao ajustar-se, reage de maneira especifica e verificável as condições exteriores.
Através dos valores, que são princípios morais, o homem adquire o comportamento ético, que rege suas atitudes na sociedade em que vive. O comportamento ético conduz o homem a fazer o que considerar importante em sua vida.
VÁSQUEZ (1984, p.69) define a moral:
A moral é um sistema de normas, princípios e valores, segundo o qual são regulamentadas as relações mútuas entre os indivíduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um caráter histórico e social, sejam acatadas livres e conscientemente, por uma convicção íntima, e não de uma maneira mecânica, externa ou impessoal.
Cada pessoa possui valores individuais e intransferíveis. A consciência do certo ou errado e suas próprias convicções, ideais, opiniões sobre as pessoas e bens materiais, que influenciam e manifestam nos relacionamentos sociais.
Como não existe verdade absoluta, o que é certo para um, pode ser errado para o outro, porque os valores são trazidos do berço, ou seja, são construídos na relação primeira da criança. Na infância, os pais ensinam os primeiros passos e as primeiras palavras, e no decorrer da existência vão evoluindo, adquirindo a maturidade que possibilita crescimento e desenvolvimento da personalidade.
Os primeiros valores são aprendidos na relação familiar; amor, segurança e felicidade, ou o contrário, depende da qualidade da relação.
Para DURANT (1965, p.94).
[...] A família é a primeira unidade social em que os indivíduos aprendem a lealdade e a obediência; e o desenvolvimento moral do individuo se resume em ir ampliando a órbita dessa lealdade e dessa obediência ate atingir as fronteiras da pátria. Mas logo que deixa a terra firme do lar a juventude mergulha no maelstrom da concorrência e perde a boa vontade cooperante, adquirida na família. E a idade madura, próspera, porém infeliz, muitas vezes se volta para o velho lar com um suspiro de alivio - encontrando nele uma serena ilhota comunística.
Independente do tipo de família que o indivíduo pertença, pobre, rica, branca, preta, índio ou de outras etnias, condições financeira e religião, eles terão seus princípios morais e crenças, transmitidas pelos pais ou seus representantes. E estes valores são transferidos para as futuras gerações. A partir da infância, a caminho da maturidade, o indivíduo vai adquirindo novos costumes que vão surgindo com a convivência social, escola, grupos de amigos e trabalho.